Em 2021, cerca de 75% dos brasileiros e brasileiras que fazem compras rotineiras online (o chamado “everyday spending”) preferiram pagar por combustíveis para seus veículos via aplicativos de smartphone. E 9 em cada 10 deles planejam continuar fazendo isso no pós-pandemia. As principais razões para isso? Maior controle de gastos (principalmente neste momento de disparada internacional de preços) e medo de contágio pela Covid.
São dados da pesquisa Consumo Online no Brasil, em sua vertical de combustíveis. O estudo conversou com 1.000 compradores online no final de 2021 que fizeram pelo menos duas compras nas categorias de gastos diários nos 30 dias que antecederam as entrevistas.
A pesquisa descobriu que os consumidores gostam da experiência de fazer compras cotidianas de forma online, e consideram a tarefa fácil e prática. Para 83,7% dos entrevistados, o ato de pagar por combustíveis via aplicativo já faz parte do dia a dia.
Os consumidores online se preocupam com a segurança de suas compras online, independentemente do serviço, produto ou canal onde compram. Nesse contexto, a segurança e as garantias contra fraudes aparecem como principais vantagens do uso de carteiras digitais.
Além disso, muitos brasileiros trocaram o físico pelo online para aproveitar os descontos e as recompensas oferecidos pelos apps. A seguir, os destaques do estudo, na vertical de combustíveis.
Tempo e dinheiro
De acordo com a pesquisa, 75% dos entrevistados afirmam que o uso de aplicativos para comprar (ou pagar por) combustíveis aumentou durante a pandemia.
Antes de a crise sanitária começar, em março de 2020, cerca de 50,4% dos brasileiros compradores online recorrentes usavam apps para pagar pelo abastecimento nos postos de combustíveis diariamente ou semanalmente; já durante os 20 meses de pandemia que se seguiram, esse índice bateu os 60%. E os entrevistados pelo estudo acreditam que esse cenário não deve sofrer alterações no pós-pandemia – 57% dizem que vão se manter fiéis ao modelo online.
86% gostam de pagar online por combustíveis atraídos pelas recompensas (cashback, descontos etc.) oferecidas pelos aplicativos.
89,5% dos respondentes dizem conseguir acompanhar melhor suas despesas quando pagam pelo abastecimento via apps.
Meios de pagamento
Os cartões de crédito são o principal meio de pagamento online de combustíveis (78,1%), principalmente entre as mulheres (82%). Em seguida vêm os cartões de débito (61,8%), preferidos pelos homens (64,9%). Em terceiro lugar aparecem as carteiras digitais (39,1%).
Segundo o estudo, quem usa carteiras digitais para pagar por combustíveis via app tende a fazer isso com mais frequência (81,6% dos casos). Nesta vertical, a porcentagem de homens e mulheres que abastecem seus carros pagando com carteira digital sempre ou quase sempre é praticamente a mesma (em torno de 81%).
83,7% dizem que o uso de aplicativos para pagar por combustíveis já faz parte de seu dia a dia.
Preocupação com saúde e segurança
73,8% dos entrevistados disseram comprar combustível via app por motivos de saúde ou para evitar o contágio da Covid-19.
69,4% estão preocupados com a segurança dos pagamentos online/via aplicativo nesta vertical – índice que cai para menos de 40% quando esse pagamento é realizado via carteira digital.
Boa experiência e futuro
86,3% dos brasileiros e brasileiras gostam da experiência de pagar online por combustíveis.
A pesquisa destaca também que brasileiros e brasileiras têm a intenção de incluir, nos próximos cinco anos, ainda mais produtos e serviços em seu cotidiano de compras online ou via app – como água e luz, entretenimento e educação. Entre as tecnologias mais citadas neste futuro próximo estão as carteiras digitais e os QR Codes.
“Consumo Online no Brasil”
Antes de a crise sanitária começar, em março de 2020, cerca de 35% dos brasileiros faziam compras online diariamente ou semanalmente; já durante os 20 meses de pandemia, esse índice bateu em 57%; e os entrevistados pelo estudo acreditam que esse cenário não deve sofrer alterações no pós-pandemia. Cerca de 55% dos brasileiros dizem que continuarão comprando online quando a vida voltar ao normal – isso significa que passaremos a viver um “normal” diferente do “normal” que conhecíamos.
Os achados revelam ainda que a maioria dos brasileiros e das brasileiras compra e paga online sempre que pode (84,5%), considera essa forma de pagamento fácil (98,3%), gosta da experiência (98,8%), acha que ela permite um maior controle de despesas (89,9%), se considera especialista na arte de comprar via internet (68,2%) e costuma planejar suas compras online (87,6%).
A pesquisa foi dividida em verticais, para melhor entender o cotidiano de compras online dos brasileiros. Em primeiro lugar na lista ficou “Alimentos e restaurantes”, com 87,9% dos entrevistados afirmando fazer compras online desse tipo; “Supermercados e farmácias” aparecem em segundo, com 72% de aderência; seguidos por “Entretenimento” (64,6%); “Transporte e mobilidade urbana”, com 56,2%; “Combustível” (34,3%); e “Games online”, com 31,4%.