Cotidiano

314 benefícios foram bloqueados por falta da prova de vida em RR

Dados do INSS são de julho de 2019; Estado é o que menos possui pessoas nesta situação

Segundo dados do Instituto Nacional de Previdência Social (INSS), até julho deste ano, cerca de 314*
benefícios foram bloqueados no Estado devido a falta da prova de vida.

Entretanto, Roraima é o estado que menos possui pessoas nesta situação. De acordo com o mesmo levantamento, 372.841 beneficiários estavam com o pagamento bloqueado/suspenso, por falta de cadastramento. São Paulo é o estado com mais recorrências, 92.055.

A prova de vida, ou comprovação de vida, também conhecida como renovação de senha ou, ainda, fé de vida, é um procedimento obrigatório e visa a dar mais segurança ao cidadão e ao Estado brasileiro, evitando pagamentos indevidos de benefícios.

Para dar mais visibilidade e facilitar o recadastramento do segurado, uma nova resolução divulgada em março pelo INSS, estabelece mais uma alternativa para que o idoso faça a prova de vida, sem excluir a possibilidade de que esse procedimento seja feito pela rede bancária.

Com a nova resolução, os segurados do INSS com idade igual ou superior a 60 anos poderão agendar para serem atendidos em uma das agências do órgão. Já os segurados acima de 80 anos e beneficiários com dificuldades de locomoção, podem agendar para que um servidor do INSS vá à sua residência ou outro local em que estiverem, para o procedimento. O agendamento pode ser feito pela Central de Atendimento 135 e pelo “Meu INSS”, na Internet, ou outros canais a serem disponibilizados pelo Instituto.

*Informação do Portal R7