Cotidiano

38 profissionais do Samu receberão treinamento no Hospital Albert Einstein

Médicos e enfermeiros que atuam em urgência e emergência serão capacitados na unidade de saúde em São Paulo, que é referência nacional

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), enviará 38 médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para treinamento no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. O curso será realizado nesta quinta e sexta-feira, dias 14 e 15.

O secretário estadual de Saúde, Kalil Coelho, enfatizou que o processo de educação continuada em urgência e emergência é um dos principais investimentos da gestão. Capacitar e proporcionar a atualização das técnicas e condutas dos profissionais está totalmente ligado com a segurança do paciente.

“Os profissionais terão uma oportunidade ímpar ao serem capacitados em um hospital de referência, além de ser uma oportunidade de padronizar o atendimento prestado à população”, ressaltou.

De acordo com a coordenadora geral de Urgência e Emergência, Helenira Macêdo, a capacitação será feita com simulação realística, um treinamento inovador que conta com tecnologias de alta complexidade.

A estrutura do curso contará com cenários clínicos e réplica de experiências da vida real. Serão utilizados simuladores de pacientes (robôs), manequins estáticos e atores profissionais. “Essa estrutura favorece um ambiente de um aprendizado mais prático e interativo. Tudo isso irá criar um ambiente semelhante ao de um hospital, favorecendo um treinamento prático”, ressaltou.

Ela comentou que a Rede de Urgência e Emergência de Roraima tem como um dos objetivos, capacitar profissionais no atendimento imediato dentro ou fora dos hospitais, como no caso dos servidores do Samu, que realizam o atendimento inicial em situações de emergência antes que o paciente chegue aos hospitais.

Para a médica do Samu, Fabiana Zimmermann, que participará do curso, a capacitação tem total relevância uma vez que há constantes mudanças no protocolo de atendimento. “O treinamento beneficiará tanto os profissionais, com atualização de suas técnicas de trabalho, quanto à população, que receberá a atenção de profissionais cada vez mais capacitados”, complementou.

HOSPITAL ALBERT EINSTEIN

A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein foi fundada em 4 de junho de 1955 e ao longo de mais de 50 anos de existência, tornou-se referência para médicos e pacientes, oferecendo serviços que atendem à toda cadeia de saúde, desde a promoção, prevenção e diagnóstico, até o tratamento e a reabilitação.

Com informações da Secom