Cotidiano

430 famílias são beneficiadas com revitalização de vicinal na região do Truaru

Com a obra, o trajeto até a BR-174, que antes levava uma hora e meia, foi reduzido para 30 minutos

No Projeto de Assentamento Nova Amazônia I (PA Nova Amazônia), um total de 430 famílias foram beneficiadas com a revitalização da principal vicinal da região, situada à margem direita da BR-174, na zona rural de Boa Vista. A obra foi entregue oficialmente aos moradores na manhã deste domingo, dia 18, pela governadora Suely Campos.

Conforme o Governo do Estado, a estrada não passava por reparos há mais de dez anos e com a obra, o trajeto até a BR-174, que antes levava uma hora e meia, foi reduzido para 30 minutos.

Na revitalização, foram recuperados os 20 quilômetros já existentes e ampliados mais 15 km de estrada com serviço de terraplanagem. A obra custou o investimento de R$ 1 milhão de reais, oriundo de recurso próprio do Governo do Estado.

AGRICULTURA DE RORAIMA

A governadora Suely Campos enfatizou que a ação é um exemplo de como o Governo do Estado acredita na agricultura familiar, uma vez que obra garante o escoamento da produção, além de proporcionar segurança aos veículos que trafegam no local, incluindo o transporte escolar.

“No ano que vem, pretendemos trazer o programa Soja Familiar para este assentamento, com previsão de plantio de 300 hectares de soja. Mas sabemos que não se pode produzir sem infraestrutura, por isso estamos trabalhando para trazer cada vez mais desenvolvimento para esta região”, pontuou. No local, há produção de feijão, maxixe, melancia, macaxeira, soja e hortaliças.

O secretário-adjunto de Infraestrutura, Anderson Gentil, reforçou que não é fácil para um governo atuar numa área tão importante, que é o transporte, com recursos escassos.

“Em função da situação em que encontramos as contas públicas, com muito esforço, o governo conseguiu investir mais de R$16 milhões de recursos próprios em benefícios para a população. E, para o ano que vem, esperamos investir muito mais”, pontuou.

Representante da Associação dos Desintrusados da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, Ailton Cabral elogiou a intervenção do governo na região, considerando que a manutenção da rodovia é de responsabilidade do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Prefeitura de Boa Vista. “Em menos de um ano, o governo fez o que não fizeram em mais de dez anos. É uma melhoria muito importante para a região”, agradeceu.

Com informações da Secom