458 alunos se formaram pelo Programa Senac de Gratuidade em Mucajaí, Iracema, São Luiz, Caroebe, Rorainópolis e Pacaraima.
Os cursos foram: Cuidador Infantil, Recepcionista, Vendedor, Informática Básica, Informática Avançada, Técnicas de Recepção e Secretariado, Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Assistente de Pessoal e Assistente Financeiro.
A pedagoga do Senac Roraima, Consuelem Sarmento, se lembra de alguns desafios: o primeiro edital de 2020 experimentou oferecer aulas remotas pela plataforma Microsoft Teams, com entrega de documentação em Boa Vista.
As aulas foram ministradas nas unidades do Sesc Ler em Rorainópolis e Iracema; Senac São Luiz; e nos outros municípios, em escolas municipais e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Processos seletivos foram abertos para a contratação de instrutores.
A pedagoga do Senac Roraima, Consuelem Sarmento contou que a adesão foi maior quando um decreto permitiu o retorno de aulas presenciais desde que respeitando as normas sanitárias.
“Primeiramente foi conversado com os gestores dos municípios, que aderiram à proposta da oferta dos cursos. Vale ressaltar que o índice de contaminação nesses locais estava controlado, tanto que tivemos poucos alunos com atestado médico. ”, explicou.