O Governo de Roraima irá empossar, nesta quinta-feira (25), 504 professores indígenas aprovados no concurso público específico da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed). O evento será às 17h, no Parque Anauá.
O certame ofertou mil vagas imediatas. Nesta primeira convocação, o governador Antonio Denarium (Progressistas) autorizou o chamamento de 837 professores e, destes, 504 docentes apresentaram toda a documentação exigida em edital e estão aptos à posse.
“Após a lotação, o Governo vai realizar novas chamadas de candidatos aprovados para suprir a necessidade da rede”, disse o secretário estadual de Educação e Desporto, Nonato Mesquita.
A lotação dos professores será realizada nessa sexta-feira (26) e segue até 1° de setembro, a partir das 8h, no auditório da Seed (Secretaria de Educação e Desporto). Na sexta, será promovida a lotação dos professores de Uiramutã, na próxima segunda-feira (29) tem a dos docentes de Pacaraima, e na terça (30) os de Normandia.
Na próxima quarta (31), será a vez dos professores de Cantá, Alto Alegre e Amajari. E no dia 1° de setembro, os professores que vão atuar em Caroebe, São João da Baliza, Bonfim e Boa Vista (zona rural).
Para a chefe da Divisão de Educação Escolar Indígena da Seed, Gleide Rodrigues, os novos docentes vão gerar impacto muito positivo no ensino nas comunidades indígenas, principalmente pela estabilidade que o concurso público oferece.
“Antes, com os processos seletivos, havia muita rotatividade de professores e, agora com o concurso, eles vão ficar efetivos nas comunidades. Com isso, vai melhorar o ensino aprendizagem e os alunos vão estar melhor assistidos. Contamos com cada um desses professores, para que honrem o compromisso com a escola, com os alunos e com a comunidade onde serão lotados”, destacou.