Cotidiano

52 canteiros centrais utilizados como retorno serão alterados em Boa Vista

Os trechos que vão ser modificados estão localizados em quatro avenidas, consideradas as mais movimentadas da cidade

Teve início nesta semana um trabalho de reestruturação em 52 canteiros centrais, utilizados como retornos nas avenidas. A ação é da Prefeitura de Boa Vista (PMBV) por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST).

Segundo a PMBV, a reestruturação se faz necessária diante do índice de acidentes com vítimas na capital. Só no primeiro trimestre deste ano foram registrados cerca de 700 acidentes, segundo dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que foram analisados pela SMST.

O atual número da frota também motivou a mudança. No último levantamento feito em agosto, foram registrados mais de 160 mil veículos em Boa Vista, sendo que 46% do total é composto por motocicletas, veículo que representou 78% dos acidentes ocorridos no ano passado.

LOCAIS ALTERADOS

Os trechos que vão ser modificados estão localizados em quatro avenidas, consideradas as mais movimentadas da cidade: Ville Roy (15 retornos), Capitão Júlio Bezerra (9), Centenário (11) e Glaycon de Paiva (17). Somente na Ville Roy, em 2014, foram registrados 78 acidentes com vítimas. E na Glaycon de Paiva, foram 37 acidentes.

Os primeiros trechos atendidos estão na Avenida Ville Roy, sendo um no cruzamento com a Rua Roberto Costa, bairro Canarinho, e outro no cruzamento com a Rua Presidente Costa e Silva, onde serão retirados os blocos de concreto para prolongamento do canteiro central.

Dos trechos modificados, alguns serão fechados e outros prolongados. Serão reduzidos ainda os pontos críticos de trafegabilidade nas avenidas.

“Quando Boa Vista foi projetada, não se imaginava que um dia teríamos toda essa frota. É praticamente um retorno a cada 50m, o que é completamente inviável nos dias de hoje. Por isso fizemos uma análise minuciosa para que modificações fossem feitas, visando sempre o bem-estar do cidadão”, explicou o diretor do Departamento de Engenharia de Trânsito da SMST, Edson Goiana.

Com informações da PMBV