Desde abril, já foram recolhidas mais de 68 toneladas de lixos de resíduos sólidos de canais, bueiros e córregos da cidade descartados indevidamente pela população. Na limpeza de bocas de lobo e canais de escoamento são recolhidas em média duas toneladas diárias de resíduos.
A ação é feita pela Patrulha da Chuva, promovida pela Prefeitura Municipal de Boa Vista.
De acordo com o secretário adjunto de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Edimir Alvares Ribeiro Neto, a Patrulha da Chuva faz a manutenção do sistema de drenagem pluvial com limpeza de canais e bocas de lobo.
“Durante as atividades de rotina são realizados trabalhos de capina, remoção de entulhos e galhadas, assim como a raspagem de areia dentro e fora das bocas de lobo e canais de escoamento, reduzindo os pontos críticos e diminuindo os transtornos aos moradores durante todo período das chuvas”, explicou.
O secretário chamou a atenção da população para o descarte correto de lixo, pois, segundo ele, o risco para a drenagem da cidade seria o entupimento das redes pluviais, ocasionando uma menor vazão das águas, fazendo com que a água demore mais a reduzir sua quantidade nas ruas e resultando nos alagamentos em ruas e residências.
“A população pode ajudar não depositando lixos em lugares impróprios e também não colocando galhadas e material de construção nas calçadas próximo às sarjetas em frente às residências. Pois, com as chuvas a força das águas leva este material diretamente para a rede de drenagem pluvial”, aconselhou.