Cotidiano

6º BEC faz desvio para liberar tráfego

Desvio feito de concreto foi construído no local onde bueiro rompeu, mas tráfego será liberado em 14 dias, tempo necessário para o cimento secar

O comandante do 6º Batalhão de Engenharia de Construção (6º BEC), tenente-coronel Robert Maciel de Souza, confirmou a conclusão das obras visando restabelecer o tráfego na RR-101, onde um bueiro foi arrastado pelas águas do Igarapé Urucuri, no Município de Uiramutã, região Nordeste do Estado. Foi construído um desvio com base de concreto chamado de “passagem molhada”, mas ainda será preciso o cimento secar para que seja utilizado por veículos, com tempo previsto de duas semanas.

No final do mês passado, as fortes chuvas que vêm caindo na região causaram o rompimento do bueiro, deixando os moradores da localidade isolados. “Quando nós recebemos o chamado no sábado, 30 de abril, mandamos imediatamente uma equipe de reconhecimento para fazer a verificação da situação do local. Dois dias depois, preparamos o nosso material, para no dia 04 realizar a execução dos trabalhos. Foram 22 homens destacados para as atividades, que contou com a parceria da Secretaria Estadual de Infraestrutura [Seinf], que nos forneceu o cimento utilizado na obra”, disse.

A obra tem aproximadamente 30 metros de comprimento, feita com concreto, cimento e ferragem. A equipe realizou melhoramento das rampas de acesso. Apesar de a alternativa de acesso aos moradores ter sido concluída na sexta-feira, o comandante explicou que a utilização do acesso só será permitida após 14 dias da entrega da obra, tempo suficiente para a solidificação do cimento usado na obra.

“A passagem molhada é basicamente utilizada nos locais onde o volume da água dos rios só aumenta quando chove muito. Ou seja, numa situação de normalidade, o nível se mantém sempre em um filete de água. Então, você constrói um piso de concreto onde os carros possam passar com segurança sobre esse rio. É claro que, no momento de uma chuva muito grande, o nível da água vai subir e, consequentemente, os carros terão que esperar algumas horas até o nível da água baixar, para que passem em segurança nessa via”, disse.

RECOMENDAÇÕES – O chefe responsável pela sessão técnica do 6º BEC, capitão Daniel Ramalho Dantas, disse à Folha que um dos principais desafios da equipe foi chegar ao local do rompimento do bueiro, por conta das péssimas condições de trafegabilidade da região. Com isso, foram identificados outros pontos críticos, que serão repassados ao Governo do Estado em um relatório, que serão acompanhados com algumas recomendações.

“Esses pontos de acesso carecem de uma maior manutenção periódica por parte do governo e, na impossibilidade de executar essa manutenção, solicitar da gente um apoio. Vale destacar que se o governo não criar o hábito da manutenção periódica, vai sempre acontecer o que ocorreu no Uiramutã. Acreditamos que é muito melhor adotar soluções preventivas do que uma corretiva”, destacou o militar.

O comandante do 6º BEC,  tenente-coronel Robert Maciel de Souza, informou que está trabalhando junto à Seinf  para firmar um convênio para que os militares possam atuar em pontos críticos de outras regiões do Estado, principalmente no período de inverno, que passam por problemas semelhantes ao que atingiram o Uiramutã.

“Tradicionalmente, o 6º BEC tem apoiado o progresso na região, antes mesmo de Território virar Estado. Nós tivemos uma atuação forte na construção da BR-174 e da BR-401, que liga Bonfim a Lethen. Muitas pontes importantes também tiveram a atuação do nosso pessoal, muitas ruas da capital também tiveram nosso suporte. Então, a instituição já tem essa característica de apoiar a população local. A única coisa que a gente espera é que o governo formalize o convênio, para que a gente possa dar prosseguimento a esse apoio, com mais frequência, inclusive”, destacou.

GOVERNO – Por meio de nota, o Governo do Estado informou que Seinf aguarda a liberação do Orçamento 2016, pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), a fim de formalizar o convênio com o 6º BEC para a realização de obras emergenciais em estradas e pontes do Estado.

Segundo o secretário Flamarion Portela, após uma reunião com o comandante do 6º BEC, tenente-coronel Robert Maciel de Souza, na semana passada, ficou definida uma parceria para a construção da “passagem molhada” onde o bueiro rompeu. A Seinf forneceu o material necessário para executar o serviço.

“Quanto a realização de futuras obras emergenciais em todo Estado em parceria com o 6º BEC, é preciso esperar a liberação do Orçamento para que possamos formalizar um convênio efetivo”, ressaltou a nota. (M.L)