Cotidiano

72 kg de queijo da Venezuela são apreendidos por fiscais da Aderr

A passageira venezuelana levava seis barras de queijo in natura

Na fronteira do Brasil com a Venezuela, os fiscais do Postos de Vigilância Agropecuária da Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (Aderr) apreenderam 72 quilos de queijo vindo do país venezuelano nesta sexta-feira, 11.

Um táxi intermunicipal foi abordado pelos fiscais, que encontraram o produto dentro de sacos enrolados em uma toalha de banho. A passageira venezuelana levava seis barras de queijo in natura, cada uma pesando 12 quilos. 

Segundo a Aderr, ela informou que o produto era para consumo próprio, e o laticínio seria o alimento para fazer lanches e para o café da manhã. Ainda acrescentou que seria um costume da sua origem comer o queijo produzido na Venezuela. 

No entanto, ao final da abordagem, a venezuelana teria falado que os 72 quilos de queijo era para venda em comércio.

Zona de Proteção – A Zona de Proteção Sanitária instalada na fronteira internacional com a Venezuela foi criada pela Aderr, com o apoio do Ministério da Agricultura (Mapa). 

O trabalho, que é feito diariamente, consiste em um ponto fixo e por unidade volante de fiscalização. Na barreira são inspecionados veículos e bagagens para impedir a passagem de produto e subprodutos animais, como por exemplo: carnes, queijos e leites crus. Também é feito o controle do trânsito animal.