O engenheiro agrônomo Alysson Paolinelli, indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2021, foi entrevistado no programa Quem é Quem desta segunda-feira, 17.
Aos 84 anos, o ex-ministro da Agricultura foi um dos responsáveis pela criação da Embrapa no Brasil.
” O prêmio Nobel da paz é dado para aquelas pessoas no mundo que fizeram um benefício a sociedade, a agricultura sempre foi uma grande preocupação no mundo inteiro. O mundo hoje tem problemas na produção de alimentos, e foi o Brasil, por meio de sua cultura tropical que vem garantindo ao mundo por meio de exportações, alimentos a países que não tem capacidade de produção. O Brasil é um norteador da segurança alimentar no mundo” explicou.
Quem é Alysson Paolinelli?
Mineiro de Bambuí, Paolinelli nasceu em 1936, tornou-se agrônomo em 1959 pela Escola Superior de Agronomia de Lavras (Esal), que depois tornou-se Universidade Federal. Em 1971, assumiu a Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, a convite do governador Rondon Pacheco, e criou incentivos e inovações tecnológicas que transformaram o estado no maior produtor de café do Brasil. Nessa época, o jovem Paolinelli já demonstrava talento para revolucionar setores inteiros.
Em 1974, aceitou convite do presidente Ernesto Geisel para tornar-se ministro da Agricultura, e tratou de modernizar a Embrapa e promover a ocupação econômica do Cerrado brasileiro. Foi nesse período que implantou um ousado programa de bolsas de estudos para estudantes brasileiros nos maiores centros de pesquisa em agricultura do mundo. Cuidou também da reestruturação do crédito agrícola e do um novo equacionamento da ocupação do bioma amazônico.
Confira a entrevista na íntegra: