Cotidiano

9 urnas foram trocadas em Roraima

Segundo o TRE, substituições não comprometem a lisura do pleito, pois os dados são armazenados em pen drive

Em Roraima, durante as eleições realizadas neste domingo, 26, nove urnas apresentaram problemas durante o segundo turno das eleições. Seis aparelhos foram substituídos na Capital e outros três, em municípios do interior. Ao contrário do primeiro turno, na votação de ontem não foram registrados problemas com a biometria e os eleitores diminuíram o tempo na fila e na cabine de votação.
Nas primeiras duas horas de votação, foram substituídas cinco urnas eletrônicas. As trocas ocorreram nas seções 49, Escola Estadual Costa e Silva; 56, Maria das Dores Brasil; 517, da Faculdade Cathedral; 176, da escola Barão de Parima; e 80, da Maloca da Roça, no município de Pacaraima.
No decorrer do dia, foram substituídos os aparelhos de mais duas seções da Capital: 240, da escola Luis Hitler de Lucena; e 91, da escola Oswaldo Cruz. Em Rorainópolis, foi substituída a urna da seção 15, da Escola Padre Eugênio Pessami, e outra em uma das seções da Creche Criança Feliz, em Caracaraí.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), informou que os votos são registrados em um pen drive fixado na parte interior da urna. Para não perder os que já haviam sido registrados, o dispositivo removível é inserido no novo aparelho. Todo o processo é acompanhado pelos fiscais partidários e pelos fiscais do TRE.