Cotidiano

A espera do hexa, moradores decoram ruas com as cores do Brasil

Em Boa Vista, prefeitura proíbe pintura das ruas; Roraima Energia orienta que postes não sejam usados como apoio para bandeirolas

Mesmo após o polêmico 7 a 1, a paixão pelo futebol não morreu no coração do brasileiro. Em Boa Vista, algumas ruas começaram a ganhar as cores verde e amarelo e a esperança pelo hexa mostra sua força.

No bairro Caranã, na zona Oeste de Boa Vista, um grupo de moradores se reuniu para decorar a rua. Apesar da área ainda estar com uma decoração “tímida”, a servidora federal aposentada Maria Madalena, que teve a ideia, garante que mais enfeites ainda serão colocados. Além dela, vizinhos de outras quatro casas aderiram a ideia. 

“É porque a gente ama os jogos, ama a Copa. Aí, a gente conversa com os vizinhos, eles concordam e a gente se reúne para decorar e durante os jogos. Se for para café da manhã a gente faz, se for para almoço a gente faz, e assim vai. Estou com a esperança muito grande de que o hexa venha. E, se Deus quiser, nós vamos festejar”, disse. 


Decoração em rua do Caranã ainda não foi completada, segundo moradora (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

A decoração das ruas com pinturas no asfalto e bandeirolas esticadas no alto, se tornou tradição em diversas partes do Brasil. Mas e em Roraima, o que pode e não pode?

Na capital Boa Vista, por exemplo, os desenhos nas ruas não são autorizados. A prefeitura informou à FolhaBV “a pintura de qualquer desenho que não seja sinalização horizontal, regulamentada pelos manuais do CONTRAN, coloca em risco pedestres e motoristas”.

“Em resumo, o ato pode gerar danos à administração pública como também à sociedade. Dessa forma, configura depredação do patrimônio público”, salientou a prefeitura em nota.

E as bandeirolas nos postes? Segundo a Roraima Energia, é recomendado que a população evite o uso das estruturas como base para pendurar as decorações. A explicação é do coordenador de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da empresa, Deivinson Marques.

“O poste faz parte do sistema elétrico de potência e as normas falam que, para poder intervir no poste, é preciso ser uma pessoa credenciada, habilitada e capacitada para tal. Essas recomendações já estão prevendo riscos de acidente. A recomendação que a Roraima Energia dá, é: não utilize o poste da rede elétrica para fazer enfeites de ruas”, salientou.

Marques também alerta sobre o perigo de curto-circuito em casos de fogos disparados próximo a rede elétrica.


Roraima Energia não recomenda o uso de postes como base nas decorações (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

COPA DO MUNDO 2022 – Esta será a primeira vez na história das Copas do Mundo que o torneio de seleções será realizado entre os meses de novembro e dezembro. A decisão foi tomada devido às altas temperaturas que afetam o Qatar durante o meio do ano, quando costumeiramente é disputado o Mundial. A abertura do mundial ocorre no domingo (20).