A partir de agosto, a rede pública estadual de saúde começará a oferecer a vacina contra a hepatite A para crianças de um a dois anos de idade. A recomendação é do Ministério da Saúde, que já distribuiu para todo o País as doses da vacina. A imunização, em dose única, deve alcançar 95% das crianças de todos os municípios, cerca de três milhões de crianças brasileiras todos os anos.
A enfermeira responsável pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), em Boa Vista, Daniele Monte, explicou que as vacinas já estão no Estado e que a partir dos primeiros dias de agosto os postos de saúde já iniciarão a imunização das crianças. Segundo ela, 10 municípios de Roraima já buscaram as doses no centro de distribuição do PNI. “As vacinas chegaram no início desta semana, encaminhadas pelo Ministério da Saúde, e os municípios de Amajari, Mucajaí, Caracaraí, Boa Vista, Caroebe, Uiramutã, Pacaraima, Bonfim, Normandia e Iracema já recolheram as doses no PNI”, contou. A expectativa é que até o final da semana todos os municípios já estejam com as doses da vacina.
De acordo com a enfermeira, a partir de agora a vacina fará parte do calendário vacinal da criança, por este motivo não haverá uma campanha de vacinação e, sim, uma campanha de conscientização. “O que estamos fazendo é esclarecendo os municípios sobre como ela (a vacina) deve ser administrada, por que a partir de agora ela estará no calendário vacinal em definitivo”, frisou.
Quanto aos efeitos colaterais, Monte explicou que a vacina tem os mesmos efeitos das que já faziam parte do calendário. “Vermelhidão no local, febre, dor, enjoo, esses podem ser os efeitos apresentados após a vacinação, porém qualquer vacina aplicada hoje apresenta esses sintomas”, explicou.
Atualmente os centros especializados de vacina do SUS já oferecem essa vacina, mas apenas para casos específicos, como viajantes a países com concentração da doença. Doze Estados já começaram a vacinar as crianças neste mês de julho: Acre, Rondônia, Alagoas, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Passarão a ofertar a imunização em agosto outros 13: Amazonas, Roraima Amapá, Tocantins, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Pará.
ATRASO – A inclusão da vacina da hepatite A para crianças foi recomendada há dois anos pela Conitec (comissão do ministério que avalia a inclusão de novas tecnologias na rede pública). Naquela época, a expectativa era oferecer a vacina ainda em 2013, em duas doses: crianças de 12 meses e de 18 meses.
A vacina é feita com o vírus inativado e é considerada bastante segura pelo Ministério da Saúde. Entre 1999 e 2013, o país registrou mais de 151 mil casos de hepatite A – dado considerado subestimado pelo governo. E, entre 1999 e 2012, 761 mortes pelo vírus da hepatite A, que infecta por água e alimentos contaminados.
ESTATÍSTICAS -Dados fornecidos pela Secretária Estadual de Saúde (Sesau) mostram que, com base nos dados do SINAN/NET, no primeiro semestre de 2014, foram notificados 1.084 casos suspeitos de hepatites virais, 121 casos foram confirmados por critério laboratorial. Destes 82 casos eram de hepatite A, 28 de hepatite B e 10 de hepatite C. No mesmo período de 2013 foram notificados 1.273 casos suspeitos, 102 casos foram confirmados por critério laboratorial e estes foram distribuídos em 55 casos de hepatite A, 42 casos de hepatite B, 01 (um) caso de hepatite C e 03 (três) casos de hepatite B + D (Hepatite Delta).
COQUELUCHE – Ainda este ano, o ministério deverá incluir, no calendário vacinal, a oferta da vacina contra a coqueluche para gestantes. A expectativa é que a imunização esteja disponível nos postos de saúde em outubro. O objetivo é melhorar a imunidade do recém-nascido, como proteção ao aumento de casos de coqueluche identificada nos últimos anos.
Casos de hepatites Virais em Roraima, no primeiro semestre de 2013 e 2014:
Class. Etiológica
2013
2014
Total
Ign/Branco
1
1
2
Vírus A
55
82
137
Vírus B
42
28
70
Vírus C
1
10
11
Vírus B + D
3
0
3
Total
102
121
223