Cotidiano

A partir deste domingo, números de celulares terão nono dígito

Somente até o dia 11 de novembro chamadas feitas com oito dígitos serão completadas normalmente

A partir da meia-noite deste domingo, dia 02 de novembro, os números dos telefones celulares em Roraima terão o dígito 9 acrescido à frente dos números atuais. As chamadas feitas com oito dígitos serão completadas normalmente até o dia 11 de novembro. Após esse período de transição, as chamadas marcadas com oito dígitos não serão mais completadas.
Além de Roraima, outros quatro estados, Amazonas, Amapá, Maranhão e Pará também adotarão a nova medida, que abrangerá 453 municípios. Segundo levantamento da Coordenadoria Geral de Estudos Econômicos e Sociais da Seplan (Secretaria de Planejamento do estado de Roraima), a telefonia móvel no estado ultrapassa as 500 mil linhas ativas, superando o total de habitantes. Uma característica nacional que se reflete no estado é a predominância das linhas pré-pagas, os chamados celulares de cartão, sobre as linhas pós-pagas, de conta. Em Roraima, as linhas pré-pagas representam 89,7% do total de acessos disponíveis contando com 430.398 linhas.
Para o sociólogo Linoberg Almeida, a mudança não prejudica a população, mas gera desconforto aos usuários. “Se pararmos para pensar é tipo o horário de verão, gera um desconforto momentâneo, mas a gente acaba se acostumando”, disse.
Almeida disse ainda que a mudança era necessária pelo alto número de demandas de números de telefones celulares em todo o país. “No primeiro momento é problemático, mas eu vejo como necessário porque a Anatel jamais proporia uma mudança que altere os hábitos e costumes da população”, frisou.
USUÁRIOS – A estudante Polyana Girardi reclamou da mudança e acredita que não havia necessidade do nono dígito nas linhas de telefones celulares em Roraima. “Sabia que já existia em outros estados, foi questão de tempo para chegar aqui. Em minha opinião não havia necessidade, até nos acostumarmos vai atrapalhar, ninguém se interessa em facilitar para o consumidor”, analisou.
A técnica em secretariado Laís Bianke disse que não sabia que a medida seria implementada no Estado e que vai causar transtorno aos usuários. “Inserir um nono dígito não facilita em nada, pelo contrário, causa mais um transtorno para quem vai ter que modificar toda a agenda”, salientou.
Aplicativo ajuda na mudança
Para facilitar a vida dos usuários, a Embratel (Empresa Brasileira de Telecomunicações) desenvolveu o aplicativo Embratel 9º Dígito, que acrescentará automaticamente o nono dígito aos contatos com DDDs dos estados mencionados. A extensão está disponível nos smartphones para download no iTunes e no Google Play. Além disso, serão feitos comunicados nos portais das operadoras, nas faturas de servições e em redes sociais. Também serão enviadas mensagens por SMS.
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) disponibilizou também no site uma cartilha detalhando como será o processo de transição ( ).
OPERADORAS- A campeã em números de linhas no Estado é a operadora Vivo, que conta com uma participação de 65,2% do mercado local, seguida pela TIM com 23,2%, Oi com 6,8% e por último a Claro com 4,9% do total de linhas.