Cotidiano

Abertas as inscrições para premiação de projetos culturais

Após reivindicações, o Governo do Estado atendeu os artistas e em reunião ocorrida na segunda-feira, 23, e foram atendidas algumas mudanças nos editais

Tem início nesta sexta-feira, 27, as inscrições gratuitas para os editais emergenciais de seleção e premiação de projetos ligados à cultura e a economia criativa, conforme disposto na Lei nº 14.017, de 29 de junho de 2020 (Lei Aldir Blanc). Os editais estão disponíveis no site da Secretaria de Cultura: http://www.secult.rr.gov.br/.

As inscrições seguem até o dia 7 de dezembro.  Após reivindicações, o Governo do Estado atendeu os artistas e em reunião ocorrida na segunda-feira, 23, e foram atendidas algumas mudanças nos editais.

Ao todo, são 11 instrumentos de seleção pública que irão investir R$ 11.054.053,40, em diversos segmentos da cadeia produtiva da cultura e economia criativa. São eles: audiovisual, música, artesanato, literatura, artes cênicas, artes visuais, cultura alimentar, cultura indígena, cultura popular e afro-brasileira, economia criativa e Gestão, pesquisa, difusão e capacitação nas áreas da cultura, economia criativa e patrimônio histórico.

De acordo com o secretário de Cultura, Johnson Castro, os editais foram construídos em diálogo com a classe artística, demonstrando o compromisso do Governo na formação de políticas públicas com participação ativa da sociedade civil, em especial dos fazedores da cultura.

“Nós realizamos alterações nos editais após reunião com a classe artística que ocorreu nesta segunda-feira, entre elas, a mudança no período de inscrições e de impugnação do edital” ressaltou Castro.

O diretor de Produção Cultural da Secult, Raphael Mendes, informou que o pagamento será realizado em parcela única, após a publicação do resultado final no Diário Oficial do Estado de Roraima e a assinatura do termo de compromisso.

“O edital exige que os projetos possuam qualidade e relevância, levando em consideração o conceito e o conteúdo das informações artísticas e culturais apresentadas, ineditismo na apresentação da proposta. A lista dos classificados será publicada no diário oficial do Estado de Roraima, indicando o nome do proponente, o lote e o valor do prêmio”, detalhou.

As minutas referentes a lei Aldir Blanc também foram disponibilizadas oferecidos de forma virtual ou presencial, e podem ser acessados por meio do site http://www.secult.rr.gov.br/ em destaques de notícias e em downloads.

AS INSCRIÇÕES

Os interessados podem se inscrever nos e-mails previstos nos editais, bem como de forma presencial no Departamento de Promoção Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, localizado no Palácio da Cultura Nenê Macaggi – Praça do Centro Cívico, n. 84, no horário de 8h30 a 12h30