Cotidiano

Abertura de novas empresas aumenta contratações 

Segundo a Fecomércio, houve um aumento de 38% na abertura de novas empresas e mais de 4 mil novas contratações

O dia Comerciário ou Dia do Comércio é celebrado no dia 30 de outubro no Brasil. Em alguns estados da federação, a data comemorativa é considerada feriado, como é o caso de Roraima, em que os trabalhadores desse setor são dispensados de suas atividades.

Oficialmente, esta data é considerada uma vitória histórica da classe dos comerciantes por melhores condições de trabalho. Ela foi instituída a partir do Decreto de Lei nº 12.790, de 14 de março de 2013. 

Mas será que o trabalhador do comércio tem motivos para comemorar? O economista da Federação de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima (Fecomércio-RR) afirmou que sim, principalmente no que diz respeito ao aumento do número de empresas e de contratações de trabalhadores para o mercado. Munido de informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, Fábio Martinez apresentou os dados referente a abertura de empresas formais, referente aos meses de janeiro a agosto de 2019. Em comparação ao mesmo período de 2018, houve um aumento de 38%. Consequentemente, no mesmo período ocorreu um aumento de contratações, com uma geração de empregos de mais de 4 mil pessoas até agora.

Apesar dos problemas referentes ao aumento da demanda migratória, a vinda de venezuelanos ocasionou uma melhora significativa, principalmente no setor do comércio, ligado à iniciativa privada. “A imigração venezuelana trouxe inúmeros problemas, porém, antes dela acontecer, Roraima exportava poucos produtos na área de construção civil, como madeira. Atualmente, por causa da crise econômica do país vizinho, passamos a bater recordes em exportações de açucares, arroz, óleo de soja, entre outros tipos de alimentos. Também não podemos esquecer que a vinda desses estrangeiros passou a aquecer o mercado, com hospedagem, alimentação, consumo de roupas, entre outros produtos essenciais”, justificou.

Para o presidente do Sistema Fecomércio Roraima, Ademir dos Santos, as informações positivas referentes ao aumento do número de empresas e a maior contratação de trabalhadores no comércio é um estímulo para que as instituições ligadas ao segmento venham incentivar ainda mais o comerciante para que tenham maior desempenho em suas atividades, com ampla variedade de produtos ofertados no mercado, qualidade no atendimento, no espaço físico do estabelecimento, entre outras atividades.

“Nossa intenção é apoiar, no que for possível, o trabalhador do comércio, para que tenham condições de levar em frente o seu negócio. Informações como essas simplesmente no encorajam a continuar esse belo trabalho, pois já conseguimos mudar a vida de muitas pessoas. O Sistema Fecomércio Roraima, assim como o dos outros estados da federação, tem uma participação fundamental nesse processo. E todos os recursos são disponibilizados para que trabalhemos com responsabilidade, por meio do Sesc-RR, Senac-RR e IFPD-RR, que tem feito um excelente trabalho no apoio a abertura de empresas, na profissionalização e na área educacional. E no dia do Comércio, desejamos a todos boa sorte e que a cada dia que passa possamos fortalecer economicamente o nosso estado”, concluiu Ademir.  

Foto: Wenderson Cabral

Fecomércio faz pesquisa e oferece serviços aos comerciários

No sentido de auxiliar o comerciante roraimense a tomar algumas decisões no desenvolvimento de seus estabelecimentos comerciais, a Fecomércio Roraima está desenvolvendo uma pesquisa que pretende facilitar ainda mais a vida dos empresários roraimenses.

Segundo o economista da Fecomércio-RR, Fábio Martinez, a metodologia vai trazer maior entendimento da classe empresarial no tocante a determinados tipos de comportamento da clientela local. Será estudada basicamente o perfil de cada consumidor, desde quem vai aos centros comerciais para entender melhor, o que o motiva a se deslocar a esses locais, quais os tipos de itens ele tem a intensão de comprar, como pretende gastar, entre outros tipos de informações. Atualmente o Sistema Fecomércio-RR trabalha com base em pesquisas realizadas pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio do Cadastro Geral de Empregados (Caged) e a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério da Economia. 

“Com base nessas informações a gente quer munir os empresários de Roraima com mais dados sobre a clientela para que eles possam ampliar melhor os investimentos na aquisição de mercadorias, propaganda e até, quem sabe, melhorar o atendimento a esse cliente”, explicou o economista.

A pesquisa será feita nesta terça-feira, dia 29/10, junto com a programação do Dia do Comércio. A partir das 16h, o Sistema Fecomércio-RR vai montar uma estrutura na Praça do Centro Cívico para oferecer serviços de odontologia, saúde, estética, educação, lazer e cultura. O atendimento é gratuito e ocorre até as 20h.