Cotidiano

Abrigo de ônibus é alvo de vândalos

O fato ocorreu na madrugada desta quinta-feira (20)

Apesar de essenciais para a população, principalmente para quem depende do transporte público, esses locais são constantemente alvos de ações de vândalos, como foi o caso do abrigo localizado na frente do Hospital de Roraima (HGR).

Conforme uma testemunha que não quis se identificar, na madrugada desta quinta-feira, 20, fotografo o momento em que dois homens tentavam retirar uma central de ar do abrigo. Ao perceberem que estavam sendo fotografados fugiram do local.

Segundo o denunciante só quem perde é a população com atos desse tipo. “Infelizmente vai sair do nosso bolso”, completou.

De acordo com o balanço das ações divulgado pela Guarda Civil Municipal, dos dias 15 a 31 de março deste ano, foram atendidas 198 ocorrências e 46 Relatórios de Ocorrência Policial (ROP) foram gerados e encaminhados ao Distrito Policial.

“Dentre as maiores demandas, estão crimes relacionados à depredação ao patrimônio público, roubos e furtos”, informou em nota.

Com base no mapeamento feito pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito, os guardas se dividem por áreas de atuação. E com muito esforço e dedicação, os agentes trabalham para garantir tranquilidade nas ruas da cidade, graças à Prefeitura de Boa Vista que tem investido e priorizado a segurança pública na capital.

Em 2018 a GCM prendeu três pessoas cometendo o crime nos logradouros públicos municipais. Este ano um caso foi registrado. Um adolescente foi detido após depredar um abrigo de ônibus no Bairro dos Estados. Isso graças à denúncia dos moradores.

Ao todo já foram furtados dos abrigos de ônibus: 180 lâmpadas, 700 metros de cabos de energia, 6 centrais de ar, 100 baterias, 1 placa solar, 2 controladores de carga e 14 abrigos tiveram os vidros quebrados

CANAIS PARA DENÚNCIAS

Toda atitude criminosa deve ser denunciada pela população, basta ligar para a Guarda Municipal (153), para a Central de Atendimento (156) ou para a própria Polícia Militar (190). Tais atos são puníveis com pena de prisão e multa por danos ao patrimônio público, podendo chegar de seis meses a três anos de detenção, conforme determina o Artigo 163 do Código Penal. 

A Guarda Civil Municipal tem intensificado as rondas em todos os espaços urbanos e públicos, buscando inibir atos de vandalismo. Nos casos de placas de trânsito, são as equipes de engenharia da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) que saem as ruas fazendo a reposição.

Nos espaços públicos e de lazer e abrigos de ônibus, é a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente que faz a recuperação e manutenção.