Cotidiano

Abrigos para imigrantes estão com 89% de ocupação 

1.733 venezuelanos foram atendidos no posto de triagem em agosto 

Imagens que circulam nas redes sociais durante esta segunda-feira, 20, mostram centenas de pessoas entrando em Roraima em Pacaraima, na fronteira com a Venezuela. Com o aumento da imigração nos últimos meses, após a reabertura da fronteira, os abrigos estão com suas capacidades em torno de 89% ocupadas. 

De acordo com a Operação Acolhida, ação do Exército que coordena ajuda humanitária aos imigrantes venezuelanos, para suprir a necessidade, será inaugurado no final deste mês, o abrigo Rondon 05, em Boa Vista, com capacidade para mil pessoas.  


Em Pacaraima, centenas de imigrantes cruzam a fronteira todos os dias (Foto: Divulgação)

Além disso, a Acolhida informou que para conter a demanda excessiva, estão sendo tomadas providências como transferência de pessoas do Alojamento BV-8 para as vagas disponíveis em abrigos de Boa Vista. O Exército informou que está intensificando a interiorização, aumentando o número de atendimentos nos Postos de Identificação, reforçando medidas sanitárias e aplicando vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. 

Ainda segundo a operação, são realizados testes e vacinação contra a Covid-19, orientação das pessoas e busca de migrantes mais vulneráveis para acelerar o processo de interiorização.
 
Em agosto, 1.733 venezuelanos foram atendidos no posto de triagem de Pacaraima.