Cotidiano

Acadêmicas são selecionadas para intercâmbio

O edital foi aberto em novembro e buscava contemplar alunos de graduação, em condição socioeconomicamente vulnerável

De malas prontas para conhecer outras culturas. Assim estão as alunas Tainá Aragão, 3º semestre de Comunicação Social, e Vitória Soares Santos, 4º semestre de Relações Internacionais (RI).

As duas foram selecionadas em edital da Coordenadoria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Roraima para realizarem um semestre de intercâmbio em outro país.

O edital foi aberto no mês de novembro e buscava contemplar alunos de graduação, em condição socioeconomicamente vulnerável.

As selecionadas receberão um auxílio financeiro no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais) para realização de mobilidade acadêmica internacional.

Ao todo, 14 acadêmicos de cursos diversos se candidataram às bolsas.

Conforme o técnico administrativo da Crint, Daniel Albuquerque, seleção teve como foco dois critérios: o rendimento acadêmico e a situação socioeconômica.

“Na entrevista, a motivação em realizar um intercâmbio acadêmico internacional foi um ponto relevante na escolha das candidatas. Assim, oportunizamos aqueles alunos que sem esse auxílio jamais pensariam em fazer essa mobilidade. Será uma experiência única”, disse.

Tainá pretende aprofundar seus estudos sobre Comunicação na América Latina. “Pretendo ir para Cuba, pois tem uma das principais escolas de comunicação alternativa, voltada para o mídia-livrismo, um movimento nascente no mundo de mídia social”, destacou.

Com o intercâmbio, as alunas terão um contato cultural diverso do Brasil, além de aprender e aprimorar outro idioma.

“Ainda não sei ao certo o país, mas eu gostaria de ir para a Europa porque lá o conhecimento cultural é muito grande. Vou ter oportunidade de ter contato com vários países diferentes e, como eu faço RI, acho que vai ajudar muito”, frisou Vitória.

A Crint vai intermediar a escolha das instituições de acolhimento, de acordo com as preferências das alunas, bem como o processo de matrícula.

Além disso, a Coordenadoria realiza o acompanhamento dos intercambistas da UFRR durante a mobilidade.

As acadêmicas devem realizar o intercâmbio durante o próximo ano letivo. A previsão de retorno à UFRR é para o final do segundo semestre de 2016.

Com informações da CoordCom-UFRR