Cotidiano

Acadêmicos da UERR recebem palestra sobre ações da Vigilância Sanitária

Objetivo do evento era esclarecer dúvidas para os estudantes que tenham interesse em se aplicar para realização de estágio

No inicio desta quarta-feira, 3, representantes da Vigilância Sanitária apresentaram uma palestra para os acadêmicos da Universidade Estadual de Roraima (UERR), no auditório da instituição, sobre as ações da unidade de saúde.

O objetivo do evento era debater e esclarecer dúvidas para os estudantes que tenham interesse em se aplicar para realização de estágio.

De acordo com o reitor da UERR, Regys Freitas, a parceria surgiu de uma dificuldade passada pelos alunos da instituição. “Nós identificamos que os nossos acadêmicos de Biologia, Química, Física e Educação Física estavam com dificuldades para encontrar um estágio curricular, então buscamos essa parceria para atender o maior número de alunos possível”, explicou.

Segundo o reitor, no primeiro momento foi realizada a palestra de esclarecimento para os alunos e em seguida, serão elaborados o edital de cooperação técnica, especificando as áreas de atuação e outros detalhes, como a quantidade de alunos convocados e a remuneração. O estágio também deve ser estendido aos alunos de todos os campi da Uerr, incluindo os do interior do Estado. A expectativa é que os trabalhos sejam finalizados até o começo do segundo semestre, início de agosto.

Conforme a coordenadora-geral de Vigilância em Saúde, Daniela Souza, o evento serviu para como o primeiro contato entre os alunos e a instituição. “O que nós viemos fazer hoje de fato é realizar uma divulgação aos alunos do que seria a Vigilância em Saúde, mostrar pra comunidade acadêmica onde eles poderiam estar inseridos juntos conosco”, informou.

A coordenadora também ressaltou que as vagas não são específicas para a área de saúde.“A vigilância visa a promoção da saúde, nos âmbitos gerais. Vamos nos preocupar com o ambiente, com o local que a pessoa trabalha e qualquer outra forma que possa levar ao adoecimento da pessoa e da comunidade. Nós estamos o tempo todo agindo para que as ações  possam evitar males, como um surto, uma epidemia”, disse.