Cotidiano

Acadêmicos da UFRR denunciam manuseio impróprio de alimentos

Acadêmicos da Universidade Federal de Roraima (UFRR) denunciaram o manuseio e armazenamento impróprio de alimentos pelo Restaurante Universitário (RU) do campus Paricarana, bairro Aeroporto, em Boa Vista. A imagem, publicada em uma rede social, mostra carne bovina envolvida em sacos plásticos, ao sol, no chão do refeitório.

“Essa é a carne servida todos os dias para os alunos. A empresa fazendo um trabalho porco. A Universidade não se posiciona a respeito das inúmeras irregularidades que vem acontecendo no RU. Estamos servidos? Bom almoço e boa sorte para nós. Cuidado com aquelas diarreias misteriosas pós-almoço”, diz o texto que acompanha a publicação.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFRR também compartilhou a imagem na sua página em uma rede social, que teve grande repercussão entre os alunos, que relataram a qualidade do cardápio servido no Restaurante Universitário.

O presidente do DCE, o acadêmico de Direito Raphael Mendes, explicou que a diretoria já acionou a Vigilância Sanitária e que irá notificar a UFRR. O estudante recordou que há algum tempo ocorreu outro episódio, também envolvendo o manuseio de alimentos, em que o DCE acionou a Universidade, porém não obteve um retorno satisfatório.

“A gente vai notificar a própria Universidade porque isso é padrão, mas é algo que nós vamos fazer só por uma questão de praxe. Meses atrás, nós levamos uma denúncia para a Universidade de que uma caminhonete estava trazendo carne, sem refrigeração adequada, com a carroceria aberta e descarregando os alimentos na parte de trás do RU. Nós nunca recebemos um retorno em relação a isso”, afirmou o presidente.

COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO – Os acadêmicos da UFRR devem sugerir a criação de uma Comissão de Acompanhamento e Fiscalização do RU durante reunião do Conselho Universitário, na reitoria do Campus Paricarana, hoje, 13.

“Os representantes dos alunos vão apresentar essa pauta. Não sei se ela vai ser aceita, se vai ser submetida à apreciação do Conselho. Na verdade, a Comissão já é prevista na Resolução nº 008/2012, do Conselho Universitário que trata sobre o Restaurante Universitário, mas nunca foi instituída”, acrescentou.

“Eu particularmente acredito que a qualidade das refeições, da higiene, passa muito pela falta de fiscalização. A UFRR tem apena um nutricionista e três campus, ou seja, tem três lugares diferentes que precisam ser acompanhados por uma pessoa só ao mesmo tempo”, finalizou o presidente do DCE.

UFRR – Em nota, a Universidade Federal de Roraima informou que a fotografia divulgada nas redes sociais, mostrando sacos plásticos com pedaços de carne no pátio do Restaurante Universitário, tratava-se de carcaças bovinas, que estavam sendo descartadas pela empresa concessionária do RU após a separação das carnes próprias para o preparo e consumo.

Segundo a UFRR, o acondicionamento de carcaças para descarte ocorre em sacos plásticos resistentes e vedados, de forma prevista em contrato, evitando, entre outras coisas, a aproximação de aves na área do campus, que fica próximo ao Aeroporto Internacional de Boa Vista – Atlas Brasil Cantanhede.

“Em virtude da grande quantidade de carcaças a ser descartada, a empresa já havia comunicado o procedimento à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão, responsável pela gestão dos RU. Reforçamos que a carne para consumo é acondicionada na forma prevista pela legislação sanitária”, informou.

Por fim, a UFRR reforçou que a participação da comunidade no processo de fiscalização e melhoria dos serviços dos restaurantes universitários é fundamental e que reclamações e sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected]. (P.C)