Cotidiano

Acadêmicos são estimulados a conhecer mercado de trabalho antes de concluir faculdade

Apesar de não ser um estágio, a experiência oportuniza aos estudantes um contato com empresas locais para a realização de ações de comunicações que estão aprendendo na sala de aula

Batizado de ?Freela?, um projeto – criado por professores dos cursos de Publicidade e Propaganda e Design Gr?fico, est? incentivando acad?micos a conhecer o mercado de trabalho e, ao mesmo, tempo se tornarem conhecidos.
A professora Mikeline Matos explica que s?o criadas equipes ocasionais de alunos, formando pequenos grupos, que, por sua vez, ser?o encarregados de desenvolver um trabalho para uma lista seleta de clientes dispostos a associar a sua marca ao trabalho acad?mico dos alunos. ?Trazendo assim visibilidade para os cursos e agregando valor de mercado ao incentivo da institui??o a essas pequenas a??es de comunica??o?, complementou.
A professora explicou que a a??o n?o tem regime de est?gio ou v?nculo, mas apenas o prop?sito de que os acad?micos conhe?am a realidade do mercado local e possam, de certa forma, atuar profissionalmente. De acordo com ela, cada equipe formada tem como meta a constru??o de um material de apoio, junto a uma a??o de comunica??o, capaz de resolver o problema apontado no briefing – uma esp?cie de diagn?stico feito com a empresa.
?Cada cliente apresentar? quest?es diferentes a serem resolvidas. As empresas convidadas a participar dever?o entender e concordar que as equipes v?o resolver apenas um problema de comunica??o por vez. Os alunos se reunir?o com os representantes das empresas, descrever?o o briefing apontando o problema a ser resolvido, na sequencia apresentar?o o plano de a??o com suas respectivas pe?as. Por fim, fica a crit?rio da empresa/contratante a produ??o do material proposto?, esclareceu a professora.
Mikeline ressaltou o car?ter estritamente acad?mico desta troca. ?Ao mesmo passo que para os alunos ? uma grande oportunidade de se exercitar, enquanto membros de uma ag?ncia; para as empresas ? relevante, pois ter?o apoio de um grupo de alunos,  amparados pela Ag?ncia Experimental da Propaganda da Faculdade Est?cio Atual?, disse.
Por outro lado, continua a professora, os alunos que far?o parte das equipes, trocar?o esta experi?ncia de mercado por horas complementares, tamb?m por notoriedade  profissional, uma vez que podem usar o material criado em seus portf?lios pessoais. ?No caso das Empresas, estas se comprometer?o em assinar as pe?as criadas com a marca do projeto e da Faculdade Est?cio Atual?, concluiu.
Por enquanto, quatro empresas j? participam como parceiras da iniciativa, e os acad?micos trabalham na demanda de administra??o de redes sociais. ?A ideia ? ampliar essa rede. Futuramente, esses alunos, j? formados, podem ser contratados?, disse. A ideia ? essa?, conclui Mikeline.
Fonte: Est?cio Atual