A ação do Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) realiza relatórios e atividades contra a dengue em todo país. Em Roraima, o prazo para concluir a coleta e análise dos dados foi prorrogado em três municípios. Agora, os municípios de Rorainópolis, São João da Baliza e Cantá terão até sexta-feira, 4, para finalizar os resultados.
O trabalho de identificação das localidades de maior ocorrência e criadouros do mosquito transmissor de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya iniciou na última segunda-feira, 24, e, até o momento, 12 municípios entregaram os resultados que serão analisados pelo Núcleo de Controle da Febre Amarela e Dengue (NCFAD).
Segundo a gerente do Núcleo, Rosângela da Silva Santos, os municípios de Rorainópolis, São João da Baliza e Cantá, ainda possuem equipes trabalhando na vistoria de casas e terrenos abandonados, por isso tiveram um período maior para concluir o trabalho.
“Esses municípios informaram a necessidade de um tempo a mais para realizar as visitas e entregar as amostras e relatórios, em virtude destas regiões terem enfrentado dificuldades para concluir o trabalho devido ao afastamento de servidores municipais por causa da covid-19. Mas, isso não interfere no resultado do LIRAa, que deve sair dentro 10 ou 15 dias”, completou a gerente.
Reforço
Por meio do trabalho integrado com os municípios, a Secretaria de Saúde de Roraima (Sesau) tem prestado o auxílio necessário às prefeituras para o reforço do combate ao mosquito.
“Fazemos atividades com os carros fumacê em algumas localidades, os municípios realizam visitação com eliminação de criadouros e tratamento, mas, a melhor forma de se proteger contra o mosquito, é prevenir as picadas e manter a residência sempre limpa e livre de água parada”, destacou o secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos.