Cotidiano

Ação contra Tuberculose acontece hoje na Penitenciária

Atividades incluem a realização de palestra educativa sobre a prevenção e o tratamento da tuberculose, e distribuição de material educativo

Uma ação de prevenção e controle acontece na manhã de hoje, 16, na Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (Pamc). O evento é realizado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), por meio da Cgab (Coordenadoria Geral de Atenção Básica) e a CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde).

 As atividades incluem a realização de palestra educativa sobre a prevenção e o tratamento da tuberculose, e distribuição de material educativo.

Conforme a coordenadora geral da Atenção Básica, Maria das Virgens, a ação faz parte do Plano de Trabalho estabelecido para 2015. “Queremos com essa parceria, sensibilizar e conscientizar os reeducandos sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento da tuberculose”, esclareceu.

Segundo a diretora de vigilância epidemiológica da CGVS, Luciana Grisoto, o trabalho tem a finalidade reforçar as políticas de prevenção, controle e combate à doença.

“Trata-se de uma ação de promoção e orientação sobre a doença. Embora a vigilância seja responsável pelo trabalho de monitoramento da doença, e encaminhamento de pacientes para o tratamento especializado, através de parcerias como esta, é possível fortalecer o trabalho de orientação e conscientização da comunidade sobre a importância da prevenção, e para nós isso é muito positivo”, complementou.

Atualmente o Departamento de Vigilância Epidemiológica faz o acompanhamento do trabalho de atendimento ao paciente que apresenta resultado positivo, desde o início até o final do registro nas unidades de saúde.

“É fundamental monitorar o paciente, acompanhar a evolução do  tratamento para saber se o paciente aderiu, se existiu a resistência da bactéria, se o tratamento evoluiu para cura ou abandono, ou seja, é preciso que dar continuidade ao trabalho que ao final resultará nos dados que alimentam o banco de dados do Ministério da Saúde”, reforçou Luciana.

Fonte: Secom