Cotidiano

Ação de vândalos já destruiu centenas de placas e lixeiras

Conforme a Prefeitura de Boa Vista, danos causados ao patrimônio público já chegam a aproximadamente R$ 300 mil nos últimos meses

A Prefeitura de Boa Vista tem sido obrigada a intensificar ações de combate ao vandalismo, crime que tem crescido na Capital. Conforme a administração municipal, nos últimos seis meses 300 placas de trânsito, 300 lixeiras, 100 placas de identificação de ruas e 30 das 82 placas que compõem o projeto Caminhos de Memória foram alvos de ações de vândalos, causando prejuízo estimado em R$ 300 mil.

“Quando se trata de vandalismo, nós temos muitas ocorrências relacionadas à retirada ou danos a placas de sinalização. Só na ciclovia da rua Carmelo, no bairro Pintolândia, os vândalos danificaram todas as placas, e isso causa um grande prejuízo para a sociedade”, comentou o superintendente do órgão, Murilo Santos.

No início do mês, árvores do canteiro central da avenida Almir Queiroz, no Conjunto Habitacional Pérola do Rio Branco, no bairro Airton Rocha, foram cortadas a golpes de terçado. Segundo Santos, muitos criminosos têm se valido de ocasiões em que a fiscalização não está presente para vandalizar o bem público.

“Nós temos hoje uma atuação muito fortalecida nesse sentido. Temos câmeras na grande maioria das praças da cidade, temos reforço de pessoal em locais de grande circulação, principalmente nas praças Germano Augusto Sampaio, das Águas e Vila Olímpica. Temos viaturas que rodam diuturnamente justamente para inibir esse tipo de crime. Infelizmente, os vândalos sempre se aproveitam de momentos onde a polícia não está para praticarem o crime. Por isso, é importante o apoio da população”, frisou.

De acordo com o artigo 163 do Código Penal Brasileiro, vandalismo é crime, passível de aplicação de multa e prisão por danos ao patrimônio público. Segundo o superintendente, a pena para esse tipo de delito varia de seis meses a três anos de detenção, virando conforme agravantes.

“No caso de valores a serem aplicados, o delegado que atender à ocorrência ou o Judiciário é quem terá o poder de definição, podendo esta pena variar de acordo com a gravidade do fato”, frisou ao destacar o importante trabalho de articulação que a Guarda tem realizado para coibir os crimes de vandalismo.

O secretário ressaltou que a população pode colaborar com as ações da segurança por meio de três canais de denúncias. “As pessoas precisam se conscientizar que isso é um patrimônio de cada cidadão boa-vistense.

Nós temos canais onde a população pode fazer denúncias, que sãos os números 156, 153 e o 196. Sendo acionada, a Guarda Municipal ou qualquer outra autoridade policial vai tomar as providências cabíveis”, destacou. (M.L)