Nesta segunda-feira, 16, o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) deu início a “Operação Páscoa”, com o intuito de verificar o peso, tamanho e brindes contidos nos ovos de chocolate comercializados na Capital. O objetivo é garantir a qualidade dos produtos vendidos aos consumidores.
No primeiro dia, agentes do Ipem visitaram um estabelecimento, onde coletaram amostras de alguns lotes, que serão analisadas em laboratório.
A diretora do Departamento de Metrologia e Qualidade do Ipem, Cinara Machado, informou que será verificado se o peso corresponde ao informado na embalagem dos ovos recolhidos.
“O consumidor tem que pagar pelo produto e não pela embalagem. Se este limite for ultrapassado o produto é considerado irregular, pois não cumpre as normas do Inmetro [Instituto Nacional de Metrologia]”, explicou, esclarecendo ainda que as brindes e brinquedos contidos nos ovos de chocolate devem seguir as especificações permitidas para a idade indicada determinadas por lei.
“Os agentes verificam ainda se o produto contém o selo de advertência e o selo de qualidade do Inmetro”.
Durante os dias de operação, os fiscais do Ipem vão percorrer diversos estabelecimentos comerciais de Boa Vista, para coletar os produtos expostos nas prateleiras.
“Os locais são escolhidos de forma aleatória, pois devemos cumprir uma meta de produtos analisados e não de estabelecimentos visitados”, detalhou, informando que a operação continua até esta sexta-feira, dia 20.
Caso haja alguma irregularidade, será lavrado um auto de infração, em que o proprietário recebe um prazo de 10 dias para apresentar defesa junto ao Ipem e estará sujeito a multas.
O consumidor que desconfiar ou encontrar alguma irregularidade nos ovos de chocolate podem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem pelo 0800-280 9590, que funciona de segunda a sexta, de 7h30 as 13h30.
Fonte: Secom