Cotidiano

Ação humanitária retira 200 venezuelanos das ruas

A ação ocorreu na madrugada desta quinta-feira, 13, com a participação de militares das Forças Armadas que integram a Operação Acolhida

Cerca de 200 imigrantes foram retirados das ruas de Boa Vista pela a Força-Tarefa Logística Humanitária. Proposta é diminuir imigrantes que estão em situação de vulnerabilidade. A ação ocorreu na madrugada desta quinta-feira, 13, com a participação de militares das Forças Armadas que integram a Operação Acolhida, além de Órgãos e Agências nacionais e internacionais e integrantes do Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR) com o apoio de ONG.

As pessoas foram levadas, voluntariamente, por militares da Força-Tarefa ao Posto de Triagem de Boa Vista para serem cadastradas, imunizadas, alimentadas e passarem por uma triagem antes de serem abrigadas.

Os imigrantes oriundos da Venezuela serão levados aos abrigos de acordo com o perfil de cada um e quantidade de vagas disponíveis. As vagas foram disponibilizadas após o processo de interiorização.

Até dezembro, o programa de interiorização possuí como meta transportar cerca de 400 imigrantes por semana.

“Disponibilizando vagas para o abrigamento de imigrantes em situação de vulnerabilidade que se encontram vivendo nas ruas de Boa Vista. Por fim, cabe ressaltar que a missão da Força-Tarefa Logística Humanitária para o estado de Roraima, no contexto da Operação Acolhida é cooperar com os Governos Federal, Estadual e Municipal com medidas de assistência emergencial para o ordenamento da fronteira, o abrigamento e interiorização de imigrantes oriundos da Venezuela” informou por meio de nota.