Uma ação que visa, através da base populacional, identificar a proporção de indivíduos infectados pelo novo coronavírus (SARS CoV-2), está sendo realizada desde o início dessa semana e visa atender 23 bairros de Boa Vista.
As entrevistas e testes de Covid-19 igG ocorrem nos domicílios de forma gratuita.
O objetivo é atender 200 casas e até cinco pessoas por residência, os bairros contemplados com o projeto são: Centro, Treze de Setembro, Paraviana, São Francisco, Pricumã, Cambará, Jardim Floresta, Trinta e Um de Março, Caimbé, Buritis, Operário, Pintolândia, Santa Luzia, Dr. Silvio Leite, Santa Tereza, Jóquei Clube, Aparecida, Nova Cidade, Dr. Silvio Botelho, Laura Moreira, Bela Vista, Centenário e Aeroporto.
A responsável pelo laboratório que realiza as coletas, Keyla Cândido, explica que essa ação nacional, vai atender em Roraima somente a Capital.
“A pesquisa foi iniciada nesta semana em Boa Vista e tem a previsão de ser finalizada até o mês de fevereiro. Os bairros participantes foram contemplados a partir de um senso”, disse.
“Com esses dados, vai ser possível estimar o percentual de brasileiros infectados com a Covid-19 e analisar a evolução da prevalência de infectados no Brasil e obter cálculos precisos da letalidade da doença”, explica Keyla.
Ela frisa que o projeto, que está na quarta fase, testou 100 mil pessoas em 33 municípios do país.
“Esse projeto de estudo é da Universidade Federal de São Paulo [Unifesp] em parceria com o Instituto Hermes Pardini, e em Boa Vista, o Laboratório Cândido é o responsável por realizar os testes IgG nos moradores dos bairros contemplados”, ressalta.
Por Camilla Cunha/ estagiária FolhaBV