Cotidiano

Ações de combate a malária são realizadas em balneário

Nesta segunda-feira, 1º, as equipes estiveram nas praias da Polar, Caçari, Curupira e Gnomos

A Prefeitura de Boa Vista tem intensificado as ações de combate ao mosquito transmissor da malária, uma delas é a utilização de bomba termonebulizadora nos balneários da capital.

Nesta segunda-feira, 1º, as equipes estiveram nas praias da Polar, Caçari, Curupira e Gnomos. A ação, que segue até esta quarta-feira, 3, tem como objetivo minimizar os casos de malária autóctones, por meio do controle do Anopheles, causador da doença.

A aplicação do produto é feita por três dias seguidos, no mesmo local, para uma melhor eficácia.

De acordo com o coordenador municipal do Núcleo de Doenças Transmitidas por Vetores, Samuel Garça, a cooperação da população também é importante neste processo de combate à doença.

“É importante que a população tome alguns cuidados, como por exemplo, usar repelente e evitar permanecer nos balneários após as 18h, já que este é o horário que o mosquito sai para se alimentar”, disse.

Malária – Trata-se de uma doença infecciosa febril aguda transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles. O mosquito costuma ter atividade ao anoitecer e amanhecer, picando e provocando essas infecções durante esse período.

Sintomas – Febre, calafrios, fadiga, mal-estar, suor noturno, tontura.

Tratamento – É feito de forma ambulatorial, com medicações antimaláricas que são fornecidas gratuitamente nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.