A Prefeitura de Boa Vista tem intensificado as ações de combate ao mosquito transmissor da malária, uma delas é a utilização de bomba termonebulizadora nos balneários da capital.
Nesta segunda-feira, 1º, as equipes estiveram nas praias da Polar, Caçari, Curupira e Gnomos. A ação, que segue até esta quarta-feira, 3, tem como objetivo minimizar os casos de malária autóctones, por meio do controle do Anopheles, causador da doença.
A aplicação do produto é feita por três dias seguidos, no mesmo local, para uma melhor eficácia.
De acordo com o coordenador municipal do Núcleo de Doenças Transmitidas por Vetores, Samuel Garça, a cooperação da população também é importante neste processo de combate à doença.
“É importante que a população tome alguns cuidados, como por exemplo, usar repelente e evitar permanecer nos balneários após as 18h, já que este é o horário que o mosquito sai para se alimentar”, disse.
Malária – Trata-se de uma doença infecciosa febril aguda transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles. O mosquito costuma ter atividade ao anoitecer e amanhecer, picando e provocando essas infecções durante esse período.
Sintomas – Febre, calafrios, fadiga, mal-estar, suor noturno, tontura.
Tratamento – É feito de forma ambulatorial, com medicações antimaláricas que são fornecidas gratuitamente nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).