Cotidiano

Ações de combate ao sarampo serão realizadas em três municípios de RR

Serão 14 dias de vacinação intensificada contra sarampo e influenza nestes municípios, com a imunização de casa em casa

O sarampo estava controlado nas Américas e o Brasil recebeu o certificado de erradicação em 2016 e perdemos em 2018, quando de janeiro daquele ano até agosto de 2019, foram confirmados 362 casos de sarampo em todo estado de Roraima, sendo que mais de 60% dos casos (220) em pessoas de nacionalidade venezuelana, país com da doença desde 2017. Quatro pessoas morreram em decorrência da doença no Estado ainda em 2019.

No mês de março deste ano, um bebê de um ano, estava com suspeita de sarampo em Boa Vista. Ele estaria morando no abrigo Rondon 3, da Operação Acolhida, e não havia sido vacinado contra sarampo e rubéola.

A Coordenação de Vigilância em Saúde ressaltou que foram iniciadas em âmbito municipal e estadual ações de prevenção e controle, com busca ativa de possíveis casos suspeitos e contatos nas unidades de saúde, além de bloqueio vacinal na área de residência do caso suspeito.

“Diante da possibilidade de reintrodução do sarampo no Estado, o Ministério da Saúde (MS), OPAS e Secretaria de Saúde realizaram uma avaliação sobre o risco de reintrodução e disseminação, considerando as características geográficas e demográficas, cobertura vacinal e aspectos epidemiológicos, e verificou-se a necessidade de implementação de medidas de vigilância epidemiológica”, complementou Valdirene Oliveira.

“Realizamos visita técnica a todos os municípios, treinamento em vigilância das doenças exantemáticas e foi alinhado sobre os fluxos para a notificação de casos suspeitos de sarampo. A partir da próxima semana, será iniciada a ação de bloqueio vacinal de casa em casa, para imunizar aqueles que ainda não tomaram a vacina e atualizar os cartões”, concluiu.

Para tentar evitar a reintrodução da doença em Roraima, será realizada uma força-tarefa de combate ao sarampo. Ações serão reforçadas a partir da semana que vem. O trabalho ocorrerá de forma simultânea nos municípios de Bonfim, Pacaraima e Rorainópolis.

Segundo a coordenadora geral de Vigilância em Saúde, Valdirene Oliveira, a ação de varredura será realizada durante duas semanas seguidas.

“Serão 14 dias de vacinação intensificada contra sarampo e influenza nestes municípios, com a imunização de casa em casa. As equipes municipais farão a aplicação da vacina e o Estado irá coordenar o trabalho, por isso já pedimos aos pais que deixem a caderneta de vacina preparada”, explicou.

A atividade será efetivada de forma integrada entre as equipes de Vigilância Epidemiológica estadual e municipal em parceria com a OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde).

De acordo com o secretário de Saúde, Airton Cascavel, o trabalho em conjunto terá como propósito uma resposta imediata de combate à doença.

“A Saúde é um direito de todos e deve ser feita por todos e é por isso que vamos somar esforços para reforçar o trabalho. Com essa integração, teremos um resultado mais eficiente das ações de prevenção e combate”, esclareceu.