Hoje, 12 de novembro, é celebrado o Dia do Gestor Escolar. E em Boa Vista, que de acordo com o IDEB 2019, ocupa a 5ª posição das capitais com a melhor educação do país, o ensino conta com cinco mil profissionais, que buscam inovar, criar e implementar novas metodologias para levar uma educação de qualidade aos mais de 44 mil alunos da rede municipal de ensino.
Há nove anos, essas práticas exitosas são reconhecidas através do Prêmio Gestão Escolar Delacir de Melo Lima e Meritocracia. Desde 2013, já foram entregues mais de 70 premiações às escolas. Anualmente, em torno de 120 professores recebem reconhecimento e incentivos para continuarem o trabalho em prol da aprendizagem das crianças por meio da meritocracia.
“Incentivamos nossos profissionais a buscarem sempre melhorar suas atuações dentro das escolas. Isso vem refletindo dentro e fora de Boa Vista. Hoje somos referência nacional. Temos a 5ª melhor educação do país, melhoramos a estrutura, temos material de qualidade, nossos alunos recebem atendimento diferenciado. Os professores contam com a GID [Gratificação de Incentivo à Docência]. Os cuidadores, a GIC [Gratificação de Incentivo aos Cuidadores]. Tudo isso fazemos porque a educação sempre foi prioridade”, disse o prefeito Arthur Henrique.
Um bom exemplo da importância do Prêmio Delacir na educação é a Escola Municipal Cunhatã Curumim, no bairro Buritis. Em 2020, a unidade ficou em 3º lugar na categoria
Ensino Fundamental (até 699 alunos), o que permitiu investir pesado em modernidade e criatividade nos muros e nas calçadas. O resultado: uma verdadeira galeria de arte a céu aberto, exaltando o ensino, a primeira infância e a educação no trânsito.
“A prefeitura todo ano vem valorizando o nosso trabalho por meio do Prêmio Gestão Escolar Delacir de Melo. A Cunhatã Curumim ganhou em terceiro lugar e esse ano tivemos a honra e o privilégio de executar esse recurso na escola. Fizemos os desenhos artísticos para que as crianças sintam vontade de vir à escola, sintam um ambiente agradável, limpo, organizado e com material de qualidade. E não só as crianças, mas toda a comunidade escolar e os servidores”, disse a gestora Maria Rosângela dos Prazeres.
O trabalho criativo da escola encantou tanto os alunos quanto suas famílias. A autônoma Célida Torquato, 42, mãe do aluno Guilherme, de 8 anos, elogiou o trabalho, que segundo ela, deixou o ambiente ainda mais bonito e agradável.
“A estrutura atende as nossas necessidades, por ser uma escola pequena, mas já tem uma história. A gestão deixou um ambiente muito agradável, tanto para as crianças quanto para nós pais. É uma escola que alegra a visão, Guilherme gosta bastante e a gente sente como a extensão da nossa casa”, disse.
Desafios da pandemia
Diante de um ano atípico e cheio de desafios, a prefeitura implementou novas estratégias, visando garantir o aprendizado das crianças em meio a pandemia. “Adotamos o ensino remoto, entregamos chromebooks aos professores, pagamos abono salarial a todos os servidores da educação, entregamos cestas básicas e kits da alimentação aos alunos”, informou a Prefeitura.
A Prefeitura informou ainda que promoveu a tradicional Semana Pedagógica, adquiriu EPIs, fardamentos, material didático, aplicou a Prova BV para o retorno das aulas presenciais em 13 de setembro. A união entre as escolas foi reforçada com a ação da rede municipal Gestores Unidos pela Aprendizagem e pela consolidação do Currículo da Educação Infantil.
Gratificações – Ainda de acordo com a Prefeitura de Boa Vista, desde 2015, os professores recebem a Gratificação de Incentivo à Docência (GID), no valor de R$ 800. “Em 2019 esse benefício chegou aos cuidadores com a criação da Gratificação de Incentivo aos Cuidadores (GIC). Além disso, gestor escolar, secretários e demais funções além do salário, recebem gratificações e incentivos”, pontuou.
Ampliação das vagas –Em nove anos, a prefeitura criou mais de 15 mil vagas na rede. Foram construídas 40 novas escolas, e foram feitas reformas, reconstruções e ampliações de outras 53 unidades.
Em 2013, o município atendia 29 mil alunos. Hoje, segundo a Prefeitura, mais de 44 mil estão matriculados nas escolas de Boa Vista.
Alfabetização – Por meio Programa Saber Igual, parceria com o Instituto Alfa e Beto (IAB), a prefeitura informou que foi possível estruturar o ensino de forma igualitária em todas escolas, e reduziu o analfabetismo constatado já em 2013.
De acordo com o Executivo Municipal, com o Projeto BV Alfaletrar está recuperando os prejuízos causados pela pandemia. “Tudo isso, para que a alfabetização das crianças aconteça ainda nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, completou.
Ações e conquistas de escolas municipais que ganharam destaques este ano
FEMIC 2021 – Um dos mais recentes projetos que se destacou a nível nacional foi o “Peixinho Cará: do lago ao prato”, da Escola Municipal Indígena Vicente André da Silva, da Comunidade Truarú da Cabeceira. O projeto venceu em 1º lugar na tradicional Feira Mineira de Iniciação Cientifica (Femic) e ganhou credencial para a temporada 2022 da La Copa Science, no México.
Olimpíada de Língua Portuguesa – Nesta edição 2021, a rede também se destacou com o relato da professora Lizeth Viana, da Escola Municipal Frei Arthur Agostini e sua aluna venezuelana Kamila Flores com o poema “Agradecimento de uma estrela imigrante”. As duas estão na etapa nacional e estão participando da Semana de Encontros Semifinalistas com os destaques da categoria Poema de todo o Brasil.
Revista Nova Escola – Os desafios do ensino em Boa Vista foram citados na revista eletrônica, em duas matérias publicadas: Acolhimento: como fortalecer os vínculos motivar os alunos a enfrentar os desafios impostos pela pandemia e Fechamento de ano: como avaliar os alunos neste 2021 tão atípico?, onde a professora Marcela Saramela, da Escola Municipal Jael da Silva Barradas, relatou suas experiências com o retorno das aulas presenciais e a estratégia adotada para a conclusão do ano letivo 2021.
Prêmio MPT na Escola 2021 – Este ano teve mais alunos destaques a nível nacional. Entre os três vencedores da categoria “Conto”, se destacou a aluna Ana Clara do Nascimento, da Escola Municipal Maria Gertrudes Mota de Lima. No desenho, foi o aluno Anthony Bezerra, da escola Aquilino da Mota Duarte. O Prêmio estimula a participação de estudantes de todo o Brasil nas ações de mobilização e prevenção ao trabalho infantil, por meio do Ministério Público do Trabalho.