Desde o início deste mês de junho, a Prefeitura de Boa Vista promove ações para a retirada do documento de Licenciamento Ambiental e Rural (CAR) na zona rural. E nesta sexta-feira, 24, encerrou o serviço no Bom Intento, no Centro de Difusão e Tecnologia (CDT) ajudando os agricultores.
A ação leva atendimento para quem mora na zona rural e não tem condições de vir até a capital para fazer a retirada dessa documentação, que é essencial para dar início a plantações e até financiamento em banco. É promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI) e a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente (SPMA).
As regiões do Truaru, Murupu e Passarão receberam as ações nas últimas semanas, somando mais de 170 atendimentos por esse serviço. E para essa emissão, todos esses agricultores receberam a equipe de fiscalização do meio ambiente na propriedade para verificar se a terra corresponde a solicitação de plantio ou a identificação de alguma irregularidade.
“Essa é a 4° edição que a prefeitura promove com o apoio das secretárias. É fundamental para ajudar esses agricultores, que realmente comparecem para dar entrada nas documentações ou mesmo para serem orientados, assim, iniciar a produção em sítios, fazendas ou lotes” disse o Prefeito Arthur Henrique.
A agricultora Maria Aleixo foi a primeira a chegar na ação, no Bom Intento para retirar o licenciamento ambiental e rural (CAR) para dar início a um novo projeto de agricultura. “Desde 1981 tenho um sítio aqui na região. Produzo pequenas quantidades de frutas, como Laranja e Ata. Agora, vim atrás do documento para iniciar uma plantação de batata inglesa e comercializar na feira. E com essa ação próximo do meu sítio me ajudou muito, agora só aguardar a fiscalização e a documentação aprovada” disse a agricultora.
Acompanhando todo o processo de documentação, o superintendente Robson Lopes da SPMA, explica sobre a importância da informação para os agricultores. “Estamos aqui para facilitar a vida desses agricultores, seja para fazer a emissão, renovar os documentos para licença da terra ou mesmo explicar como devem produzir de forma regular. Por isso, essas ações mais afastadas da capital tem o fundamento de ajudar com a informação, mas também atendemos e emitidos documentos na sede da secretária do meio ambiente”, disse.