Cotidiano

Acompanhantes protestam contra demora

Familiares de pacientes afirmam que há três dias comida não é suficiente para atender doentes, servidores e acompanhantes

Os acompanhantes dos pacientes internados no Hospital Geral de Roraima (HGR) denunciam que há três dias enfrentam transtornos na hora do almoço. Eles afirmam que a refeição está sendo servida com atraso de duas horas e que no horário em que deveria estar pronta é que os funcionários começam a prepará-la. Eles relatam que os servidores alegam que a comida não chega em quantidade suficiente para todos e que são obrigados a preparar um complemento. 
Uma autônoma que preferiu não se identificar informou que está na unidade há sete dias, como acompanhante do marido que está internado. Ela ressaltou que, desde o dia 21, o almoço é servido com atraso. “A refeição do paciente não atrasa, mas de quem está junto com ele sim. A comida deveria ser servida às 12h30, mas nós conseguimos almoçar somente às 14h30”, disse. 
A acompanhante relatou que os funcionários almoçam antes de servir as refeições. “Quando chegamos ao refeitório na hora do almoço, nos deparamos com alguns funcionários sentados e com a mão no queixo, esperando a nossa comida ser preparada. Se eu pudesse, comprava meu almoço em algum restaurante para não ter que enfrentar essa situação, porém não tenho dinheiro para isso”. 
Conforme a autônoma, todos os acompanhantes se aglomeram na entrada do refeitório no horário em que a comida deveria ser servida. “Todos começam a tumultuar, falando alto e reclamando devido à fome. Um funcionário nos informou que este atraso estava ocorrendo porque a comida que chega na unidade não é suficiente para os servidores, acompanhantes e pacientes”, disse. 
A dona de casa Lucycleide Mendonça está na unidade há 15 dias acompanhando a irmã, vítima de acidente de trânsito. “Nesses últimos dias, eu tenho ido em casa almoçar porque não aguento esperar até as 14h para comer. Apesar desta opção ser mais cara, foi a única que encontrei. Não sei quando minha irmã vai receber alta, então espero que essa situação se resolva logo”, desabafou.  
Um funcionário da copa, que pediu para ter a identidade preservada, afirmou que todos os funcionários almoçam antes dos acompanhantes. “A comida está vindo em pouca quantidade. Quando os servidores terminam de almoçar, não sobra quase nada. Para não deixar os que estavam na fila com fome, as cozinheiras preparam um complemento e levam cerca de uma hora para terminar”, explicou.       
GOVERNO – A Secretaria de Comunicação do Governo do Estado de Roraima esclareceu que a denúncia é improcedente e afirma que não houve atraso no horário das refeições servidas HGR. Disse que a Direção Administrativa da unidade fez contato imediato com o serviço de Nutrição e Dietética do hospital e que não foram encontrados registros de atrasos nos últimos dois dias no almoço e jantar, portanto sendo servidos nos horários estipulados pela coordenação do setor. 
“Esclarecemos que o que houve, segundo a Gerência de Unidade de Produção, foi um excedente de 22 refeições nesta segunda-feira, 23, por conta da alta demanda espontânea registrada. No entanto, foi feito um remanejamento imediato para que a demanda fosse atendida o mais rápido possível. Além disso, a Gerência de Produção entrou em contato com a equipe de nutrição do hospital para estudar a possibilidade de aumento no quantitativo de refeições de modo que existam alternativas para atender situações de mais excedente do que já está previsto”, afirmou.
A nota disse ainda, que o paciente ou familiar que tiver alguma reclamação, observação ou sugestão sobre os serviços disponibilizados na unidade, pode entrar em contato com a Ouvidoria do hospital que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18 horas, sem intervalo para almoço.