Pescadores que residem em localidades distantes não precisarão mais se deslocar até a capital para emitir a carteira e registro de embarcação pesqueira junto a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh).
Isso porque a Femarh firmou um acordo de cooperação técnica com a Federação da Colônia de Pescadores e Piscicultores de Roraima visando facilitar a confecção e a entrega das autorizações aos pescadores profissionais no estado.
“Esse termo tem o objetivo de melhorar o atendimento ao pescador profissional, que antes eles tinham que se deslocar até a Femarh para emitir a certeira de pesca ou autorização de embarcação, e hoje basta ele ser filiado a alguma colônia, e que seja filiada da federação, que eles recolhem a documentação e trazem para que a emissão seja feita”, explicou o chefe da Divisão de Aquicultura e gestão de fauna da Femarh, Antônio Vitor Thomé.
O presidente da Federação das Colônias de Pescadores, Rafael Pinheiro, explicou que a parceria vai facilitar a vida dos pescadores profissionais.
“Com esse acordo as colônias ficam habilitadas a serem um posto de atendimento da Femarh no serviço de recepção de documentos para a emissão da carteira de pescador estadual e o registro de embarcação pesqueira”, informou.
O prazo para a emissão das carteiras é de no máximo 30 dias após a entrega dos documentos.