Cotidiano

Aderr promove curso para Engenheiros agrônomos

O treinamento contou com 30 engenheiros agrônomos e as aulas duraram uma semana

A última etapa do curso de Habilitação de Responsáveis Técnicos para Emissão Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC) e Inclusão de Pragas, promovido pela Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e Universidade Estadual de Roraima, foi realizada com êxito.

O treinamento contou com 30 engenheiros agrônomos e as aulas duraram uma semana.

O curso encerrou na quarta-feira (31) com uma atividade prática e aplicação da avaliação final. Foram demonstradas a montagem e manutenção de armadilhas Jackson e Mcphail para captura da mosca da carambola e também orientações sobre as pragas cancro cítricas e ácaro hindustânico.

As provas avaliativas abordaram, dentre outros assuntos, legislação pertinentes ao CFO, bem como conhecimentos relativos às pragas: mosca da carambola, cancro cítrico e ácaro hindustânico. A lista com o resultado dos aprovados sai no dia 14 de abril.

Os agrônomos que foram aprovados receberão certificado de conclusão do curso e a portaria de habilitação como responsável técnico. “Ele vai ser o despachante do produtor junto a Aderr e pode trabalhar em qualquer Estado do Brasil, basta apresentar o documento de habilitação,” ressaltou Kelton Lopes, presidente da Agência.

Além disso, informou Marcelo Parisi, diretor de Defesa Vegetal da Aderr, foram repassadas orientações sobre procedimentos de acompanhamento de Unidades de Produção e Consolidação.

“Também foi ensinado como preencher o livro de acompanhamento e atenção a procedimentos padronizados”, destacou o diretor de Defesa Vegetal.

Professores do Curso

O pesquisador da Embrapa, Daniel Schurt, foi um dos responsáveis por ministrar as aulas do curso. Segundo ele é de importância fundamental a habilitação de novos profissionais, pois vão orientar o produtor e monitorar a produção certificada e de qualidade, atendendo as normativas do MAPA.

Participaram das atividades práticas os fiscais agropecuários estaduais engenheiros agrônomos Marcos Prill, Guilherme Rodrigues e Capitulino Leite Loureiro Neto.

Também ministraram o curso os engenheiros agrônomos Juan Manuel Herrera Mast, auditor fiscal federal agropecuário -SFA/RR-MAPA,  Jefferson Luiz de Aguiar Paes, auditor fiscal federal agropecuário -SFA/RR-MAPA, Marcos Oliveira Evangelista, Chefe de Núcleo de Certificação Fitossanitária de Origem fiscal estadual agropecuário da Aderr, Tatiane Marie Martins Gomes de Castro professora da UERR, Luciana Trassato Parreira, fiscal estadual agropecuário da Aderr e Ataiza de Andrade Sousa fiscal estadual agropecuário do núcleo certificação fitossanitária da Aderr .