O Aeroporto de Boa Vista passará por obras de ampliação, entre elas a de quatro portões de embarque. O plano de reforma e lançamento da pedra fundamental para o único aeroporto de Roraima ocorreu nesta quinta-feira (25), no próprio edifício.
De acordo com a Vinci Airports, concessionária que arrematou o aeroporto, além dos portões de voo nacionais, haverá um terminal de embarque internacional. O principal destaque dado pela concessionária é a garantia de um aeroporto característico com o estado de Roraima e com a Amazônia, uma vez que sete aeroportos da região serão administrados pela empresa.
“A gente sabe que o transporte aéreo é fundamental para os negócios, para o turismo, para as famílias. Até outubro de 2024 teremos uma pista de pouso renovada, terminal de passageiros duplicado e novo espaço para retirada de bagagens. Todo o planejamento da obra foi feito pensando em causar poucos impactos, mas será necessário a compreensão dos passageiros”, disse a Diretora-Presidente da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, Karen Strougo.
De acordo com a diretora, neste um ano em que a concessionária administra o aeroporto, foram 30% de passageiros a mais que em 2021 e 10% a mais que em 2019, antes da pandemia. O diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tiago Sousa Pereira, destacou a importância da ampliação do Aeroporto de Boa Vista como “projeto para a economia de Roraima, vetor de impulsão dos negócios e um desafio de realizar a conectividade para o desenvolvimento da aviação civil brasileira”.
As obras de ampliação deverão ser concluídas até o segundo semestre de 2024, como remodelação da praça de alimentação, melhorias no ar condicionado, iluminação do estacionamento de veículos e a reforma completa da pista de pouso.
LEIA MAIS: Aeroporto de Boa Vista lança hoje obras de ampliação
Vinci Airports assume comando do Aeroporto de Boa Vista nesta terça (8)
Cápsula do tempo
O lançamento das obras também contou com o momento da formação de uma cápsula do tempo contendo registros fotográficos importantes para a história do aeroporto de Boa Vista. Entre as fotos, foi adicionado à caixa de memórias, a capa do jornal Folha de Boa Vista, da edição de hoje, que noticiou o evento. A cápsula tem previsão de ser aberta em 2053, quando completar os 30 anos da concessão da Vinci Airports.