Há exato um mês, a agência do Banco do Brasil localizada no município de Rorainópolis, a cerca de 220 quilômetros da capital, região sul do Estado, foi alvo de uma tentativa de assalto. Desde então, o prédio se encontra fechado. Prejudicados, clientes que não utilizam o aplicativo do Banco do Brasil pelo celular ou tablet precisam se deslocar a outros municípios para realizar operações.
É o caso do autônomo Everton Soares, que precisou se dirigir a Boa Vista para receber o salário. Com o fechamento da agência, o usuário do banco procurou um caixa eletrônico no início do mês para efetuar o saque, no entanto, a máquina só disponibilizou operações de transferência. “É difícil porque é um gasto desnecessário e inesperado que a gente precisa ter”, disse.
Até poucos dias atrás, o município ainda contava com um Banco Postal para realizar saques. Contudo, o proprietário do serviço desistiu do negócio devido às reclamações referentes ao número de atendimentos disponibilizados por dia. Uma usuária do banco, que preferiu não ser identificada, contou que a população considerava os 50 atendimentos diários insuficientes para a demanda.
O técnico em enfermagem Geilson Morais é outro usuário que se sente prejudicado sem a agência em funcionamento. Mesmo utilizando os serviços do banco por meio do aplicativo no celular, ele explicou que a falta de dinheiro em espécie compromete os pagamentos onde não pode utilizar o cartão. “Tudo que faço, faço pelo aplicativo ou pelo cartão, mas não ter dinheiro em mãos também prejudica”, apontou.
No dia da tentativa de assalto, os criminosos teriam tentado invadir a agência pelo telhado, mas acabaram encontrando dificuldades ao abrir o cofre e, após o alarme ser acionado, fugiram do local antes que a polícia chegasse. Os moradores entendem que o fechamento do banco pode ter sido fruto de insegurança, entretanto, destacaram o desrespeito da agência por não ter feito nenhum pronunciamento ou comunicado prévio aos clientes. (A.G.G)
Retorno dos atendimentos está previsto para amanhã
Sobre o caso, o Banco do Brasil informou que a agência localizada no município de Rorainópolis teve a estrutura comprometida em razão das ações criminosas, mas que o retorno do atendimento presencial está previsto para amanhã, 24. Além disso, destacou que os clientes podem realizar consultas de saldos e extratos nos terminais de autoatendimento da agência.
Para as demais transações bancárias, o banco oferece canais alternativos, como os correspondentes bancários, onde é possível realizar saques, depósitos, recebimento de benefícios, consultas de saldo e extrato, pagamento de contas, abertura de contas e contratação de crédito.
Além dos canais de atendimento físico, os clientes ainda podem realizar transações diversas pela internet, pelo aplicativo mobile e pela central de atendimento, por meio do telefone 4004-0001 em capitais ou 0800 729 0001 em demais cidades do país. (A.G.G)
“Nosso esforço não foi reconhecido”, afirma proprietário de Banco Postal
Quando decidiu trabalhar com o Banco Postal em Rorainópolis, no final de 2017, o proprietário, Neto Luna, tinha a intenção de oferecer apenas atendimento expresso. No entanto, com o fechamento da agência do Banco do Brasil no município, ele se deparou com uma demanda intensificada.
“Não estávamos preparados para isso e infelizmente nosso esforço não foi reconhecido por ninguém, então decidimos parar o atendimento, pois para ajudar ninguém apareceu, mas para criticar e falar mal muitos apareceram. Estávamos fazendo o máximo para ajudar, mas as circunstâncias me fizeram tomar essa decisão”, contou.
No Banco Postal, eram realizados pagamentos de contas, como água, luz e telefone, além de depósitos e saques. (A.G.G)