Cotidiano

Agências de viagem têm queda na procura por passagem

ANA GABRIELA GOMES

Editoria de Cidade

Antes mesmo de chegar ao Brasil, o Covid-19 já trazia consequências. A primeira delas pode ter sido a falta de álcool em gel e máscaras nas farmácias do país. E em Roraima não foi diferente. Mas atualmente, com cinco casos suspeitos, os efeitos já são outros. Ao mesmo tempo em que a utilização de máscaras se tornou mais constante em espaços públicos, a população também está evitando sair de casa e, consequentemente, do estado. 

Desde o início da semana, a reportagem da Folha entrou em contato com várias agências de viagens da capital para saber como andava a demanda e, em unanimidade, todas confirmaram ter sentido quedas na procura por passagem. Em uma das agências, foi registrada uma queda de quase 95% na procura por passagens desde a confirmação da pandemia pelo Ministério da Saúde.

No caso das pessoas que já estão com a passagem comprada, o que vem acontecendo é o pedido de remarcação, reembolso e até mesmo cancelamento do trecho. Segundo uma agente de viagens, que não quis se identificar, a maioria dos casos de cancelamento não possui custo para o cliente, sendo feito o ressarcimento integral. “A gente fala maioria, mas não houve caso sem ressarcimento até o momento”, esclareceu.

Em outra agência, a reportagem foi informada que as companhias aéreas que atuam na capital estão efetuando a remarcação sem multa. “No momento, estão sendo remarcadas as passagens que foram compradas até o dia 15 de abril. As que estão marcadas para depois disso estão na espera”, comentou. Como recomendação nacional, as agências também não estão realizando a compra de passagens para a Europa.

O agente Ramerson Gonçalves, que trabalha em uma das agências contatadas, também confirmou a queda na procura e destacou que este é um momento de cuidado com o próximo. “Poucas pessoas ainda entram na agência atrás de passagens, e nós, agentes, estamos recomendando que as passagens sejam compradas para o meio do ano pra frente. Todo cuidado é pouco”, falou.

Companhias divulgam políticas de alteração e cancelamento de passagens

Devido à pandemia do Covid-19, as companhias Azul, Gol e Latam flexibilizaram suas políticas de alteração e cancelamento de passagens aéreas nacionais. Para reembolso, todas as companhias aplicarão as penalidades das regras tarifárias previstas, por isso, o conselho das empresas é a remarcação ou o cancelamento.

AZUL – Clientes de voos domésticos com embarque até 31 de maio de 2020 poderão realizar remarcação sem incidência de taxas de alteração, desde que o novo voo seja realizado até 31 de dezembro deste ano. Contudo, caso haja diferença tarifária entre a viagem original e o novo voo, esta será cobrada. Outra opção é o cancelamento. Nesta, o passageiro receberá o valor em crédito para voos futuros. Conforme a Azul, o valor ficará disponível para uso do cliente por até um ano após a data da emissão, sendo o valor pessoal e intransferível. 

GOL – Clientes de voos domésticos, com embarque até 14 de maio de 2020, poderão realizar a remarcação para até 330 dias após a data da compra. Neste caso, não haverá taxa de remarcação, somente diferença de tarifa, se houver. O cancelamento, para quem quiser, não terá custo e o cliente receberá o valor em crédito para voos futuros. O valor ficará disponível por até um ano após a data da emissão.

LATAM – Clientes de voos domésticos, com embarque entre os dias 13 de março e 30 de abril, poderão reprogramar uma vez a data do voo sem multa, pagando apenas a diferença tarifária para voar até o dia 31 de dezembro de 2020; ou fazer uma mudança de origem, ou destino, sem multa, sujeita à diferença tarifária e vigência do ticket.

Companhias aéreas anunciam redução na demanda por voos domésticos e internacionais

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) informou que as companhias associadas já registraram, em média, queda de 50% na demanda por voos domésticos e redução de 85% nas viagens internacionais, em relação ao mesmo período do ano passado, devido à pandemia do novo Covid-19. Com o fechamento de fronteiras de diversos países e as restrições de viagens aéreas, a Gol e o Grupo Latam comunicaram reduções de capacidade para enfrentar a maior crise da história da aviação comercial. Conforme a Abear, entre as medidas anunciadas pela Gol estão a suspensão de voos internacionais de 23 de março a 30 de junho e a redução de malha doméstica entre 50% e 60%. A Latam, por sua vez, reduziu em 90% os voos internacionais e em 40% os voos domésticos.

AZUL – Apesar de não ser associada à Abear, a Azul Linhas Aéreas anunciou redução de 20% a 25% no mês de março, e entre 35% a 50% em abril e meses seguintes, até que a situação se normalize. Além disso, desde o dia 16 de março, foram suspensos todos os voos internacionais. A companhia informou ainda estar monitorando diariamente as tendências de demanda e ajustando a capacidade e malha conforme necessário.