O prédio que abrigava o Centro de Progressão de Pena na região do Monte Cristo, está sendo utilizado como um dos espaços para a realização do Curso de Ações Prisionais, realizado pela Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), por meio da Força Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP).
Essa é a segunda edição do curso em Roraima, e conta atualmente com 25 agentes, sete deles do estado do Pará, passando pela capacitação que tem a duração de 15 dias, que recebem instruções sobre de armamento e tiro, e intervenção prisional, escolta armada, sobrevivência policial, combate urbano, busca, recaptura, habilitação em armamentos pesados e primeiros socorros.
O curso tem a duração de 15 dias (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
O secretário da Sejuc, André Fernandes, falou sobre a importância de realizar o curso no estado. “Esse é um curso que habilita os agentes a serem interventores dentro do sistema prisional, com técnicas que visam manter a integridade física dos agentes e dos internos. A importância é treinar os agentes para que possam fazer um melhor trabalho”, explicou.
Ainda segundo Fernandes, para a realização do curso foram tomadas medidas sanitárias por conta da pandemia de coronavírus.
“Todos os participantes e instrutores fizeram testes antes de iniciar as aulas e estamos tomando as medidas necessárias para dar segurança a todos”, acrescentou.
De acordo com André Fernandes a meta é realizar um terceiro curso em Roraima no modo avançado, que terá duração de 1 mês.