Cotidiano

Agentes penitenciários de RR são enviados para dar suporte

Depen solicitou 10 agentes para transferências de Roraima para o Amazonas

Atendendo à solicitação do Depen (Departamento Penitenciário Nacional) do Ministério da Justiça, o Governo de Roraima por meio da Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania) autorizou o deslocamento de quatro agentes penitenciários para compor a equipe da Força Tarefa de Intervenção Penitenciária no Estado do Amazonas.

“O Governo Federal está auxiliando Roraima há cerca de sete meses, e é importante que os agentes daqui também participem de ações desse porte, para trazer experiências de outros Estados, que possam ser adequadas no sistema daqui”, afirmou André Fernandes, secretário da Sejuc.

Conforme ele, o Depen solicitou 10 agentes, mas para não desfalcar o efetivo de Roraima, apenas quatro foram disponibilizados. “Os agentes mobilizados para compor a FTIP no Amazonas são altamente qualificados para atuar em situação de intervenção penitenciária. Essa ajuda não afeta o sistema prisional em Roraima, que está controlado e sendo monitorado pelas equipes de inteligência dos órgãos de segurança”, destacou.

A permanência dos agentes no Amazonas vai ser custeada pelo Governo Federal. Até sábado devem estar se deslocando para o estado vizinho onde vão permanecer por 90 dias. Caso seja necessária a prorrogação da Força Tarefa, o Depen vai fazer nova solicitação.

SISTEMA PRISIONAL NO AMAZONAS – Dia 26 de maio, iniciou um motim no Compaj (Complexo Penitenciário Anísio Jobim) e demais unidades penitenciárias do Estado, onde foram registradas 57 mortos.

Após solicitação do Governo do Amazonas, no dia 27 de maio, o Ministro da Justiça, Sergio Moro, autorizou o envio de tropas da FTIP para o Estado.