Cotidiano

Agentes penitenciários mobilizam população para doar sangue

A ação pretende contribuir para o aumento do estoque de sangue no Hemocentro

Em comemoração aos três anos de serviço público, os agentes penitenciários de Roraima estão mobilizando a categoria para doação de sangue durante o decorrer dessa semana. Na manhã de hoje, 3, cerca de 40 agentes estiveram no Hemocentro.

A mobilização é uma parceria do Sindape (Sindicato dos Agentes Penitenciários de Roraima), com a Sejuc (Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania). “Propuseram-nos que fizéssemos essa comemoração de uma maneira diferente, em um ato de doação e amor ao próximo. Então nós achamos a ideia louvável e começamos uma campanha nas mídias sociais da categoria e estamos aqui doando”, afirmou o presidente do Sindicato, Lindomar Sobrinho.

Tendo em vista o feriado de Carnaval, o Hemocentro está em campanha para convocar doadores. Além da mobilização de hoje, os agentes estão fazendo campanha nas redes sociais e estão levando suas famílias e amigos. A doação segue até totalizar os 280 servidores da categoria que se revezam na troca de plantão.

ONDE E COMO DOAR

O Hemoraima está localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3.418, bairro Aeroporto (próximo ao HGR). O horário de funcionamento é das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h, de segunda a sexta-feira. No ato, o doador pode solicitar uma declaração para apresentar no trabalho e justificar a ausência.

Para ser doador, a pessoa deve estar saudável, ter idade entre 16 e 69 anos e peso acima de 50 quilos. Para doação, a pessoa precisa apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial válido em todo o território nacional. Não pode doar sangue em jejum e a pessoa precisa fazer repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação. O doador tem que evitar cigarro por pelo menos duas horas antes e não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação, além de evitar ingerir alimentos gordurosos.

Com informações da Secom.