As agricultoras familiares de Caracaraí, em Roraima (RR), vão receber atendimento priorizado para emissão gratuita de documentos civis e trabalhistas. Aproximadamente 500 pessoas devem ser beneficiadas pelo mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Desse total, 300 atendimentos são reservados às mulheres. A ação iniciou ontem e segue até sexta-feira, dia 7.
Também serão oferecidos serviços como inscrição no Programa Bolsa Família e no Cadastro Único, fotografia, cópia e plastificação de documentos.
Os mutirões dão oportunidade para as beneficiárias melhorarem de vida. “Levar esses documentos a elas é o primeiro passo para inclusão. Faz com que passem a acessar políticas públicas como crédito, assistência técnica e todo o conjunto de políticas para o Brasil rural”, afirma a diretora de Políticas para Mulheres Rurais e Quilombolas do MDA, Célia Watanabe.
Iniciativa em Roraima
Desde 2004, o programa já realizou 183 mutirões no Estado de Roraima e passou por 114 municípios. Mais de 44 mil mulheres foram atendidas com a emissão de aproximadamente 91 mil documentos.
Serviço:
Data: 04/08/15
Horário: das 8h às 17h
Local: Escola Estadual Sebastião Benício da Silva, na Vila Itá.
Data: 05/08/15
Horário: das 8h às 17h
Local: Escola Estadual Padre Calere, na Vila Novo Paraíso.
Data: 06/08/15
Horário: das 8h às 17h
Local: Escola Estadual Roraima, na Vila Petrolina do Norte.
Data: 07/08/15
Horário: das 8h às 17h
Local: Escola Estadual Edmur Oliva, na Vila Vista Alegre.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário