Mais de 200 agricultores familiares estão reunidos em frente a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional, na tarde desta sexta-feira, 28. Segundo eles, a manifestação ocorre em protesto aos ataques que vêm recebendo por parte de agentes do órgão e da Guarda Municipal em terreno pertencente ao Governo do Estado na região de Bom Intento, na zona rural de Boa Vista.
Segundo os manifestantes, os ataques estariam acontecendo por alegação de que o terreno pertence a um deputado candidato a reeleição. Entretanto, o Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima) afirma que o terreno é de responsabilidade do Governo, e está sendo cedido para incentivo da agricultura familiar
Na tarde de ontem, 27, após publicação de matéria na FolhaWeb sobre o conflito entre a Guarda Municipal e os agricultores, os protestantes afirmaram que os agentes retornaram para o local e utilizaram de balas de borracha e bombas de efeito moral para que haja a expulsão dos ocupantes.
“Eles chegaram batendo em todo mundo e atirando. Miraram até mesmo em uma mulher grávida. Tomaram tudo o que tinha nos restado e disseram que amanheceríamos mortos se não saíssemos dali”, afirmou João Batista, agricultor e um dos articuladores dos protestos
Pela manhã, os agricultores estiveram no Ministério Público Estadual, onde conseguiram documentações de respaldo jurídico confirmando que a terra é de fato destinada para a agricultura familiar.
Mais informações estarão disponíveis na edição impressa deste sábado, 29. Nota de Pedro Barbosa.
Outro lado – A Folhaweb entrou em contato com a Prefeitura de Boa Vista sobre o caso e aguarda o retorno.
LEIA MAIS: https://www.folhabv.com.br/noticia/Guarda-Municipal-faz-reintegracao-de-posse-em-terra-do-Governo/44422