Pecuaristas e agricultores do município do Bonfim relataram que estão com problema para declarar notificação de vacina do gado. Segundo eles, o posto da Agência de Defesa Agropecuária (Aderr) no município está sem internet.
“A Aderr em Bonfim continua sem internet e preciso declarar a nota da vacina do gado até essa semana. Se não declarar irão querer nos multar e não poderei vender gado e outros animais por não poder tirar GTA [Guia de Trânsito Animal]”, relatou o agricultor.
De acordo com o agricultor e também pecuarista, na última quarta-feira (12) outras 10 pessoas estavam no posto e não conseguiram declarar pela mesma falta de acesso.
O prazo para declaração termina neste sábado, 15, e se não obedecido haverá multas. A campanha de vacinação contra febre aftosa em Roraima termina no dia 30 deste mês. Nesta etapa, o pecuarista precisa vacinar todo o rebanho, independente da idade.
OUTRO LADO – Em resposta a FolhaBV, a coordenadora regional da Aderr, Nazaré Almeida, disse já tentaram resolver o problema de internet, mas que os pecuaristas do Bonfim não serão prejudicados porque podem enviar por telefone, diretamente no posto da agência.
“Nós abrimos um chamado na operada Oi no dia 05 de maio, mas até agora nenhuma equipe técnica foi por lá. Acredito que seja um problema de lá, de sinal ruim. Mas os pecuaristas não serão afetados porque podem se dirigir ao posto e deixarem uma cópia da declaração ou tirarem foto, que será enviado por telefone. O que não podem deixar de fazer é entregar até o dia 15”, disse a coordenadora