Cotidiano

Alcoolismo e excesso de velocidade são as principais infrações na Capital

Nos quatro primeiros meses deste ano, diariamente foram aplicadas cerca de 60 notificações por excesso de velocidade

Na Semana Nacional do Trânsito, a constatação é que os condutores em Boa Vista continuam agindo com imprudência. De acordo com a Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran), somente de janeiro a junho deste ano, já foram aplicadas mais de sete mil notificações. Entre as principais causas de acidentes estão: dirigir o veículo sob efeito de álcool, ultrapassar o limite de velocidade e falta de habilitação.

A Smtran informou que, nos quatro primeiros meses deste ano, foram aplicadas de 50 a 60 notificações, diariamente, por excesso de velocidade. Isso quer dizer que, de janeiro a abril, foram cerca de 6 mil notificações a condutores que ultrapassaram o limite permitido da via, o que representa cerca de 80% de todas as notificações aplicadas somente neste período.

As principais infrações registradas pela Smtran são: falta do uso do cinto de segurança, dirigir o veículo utilizando telefone celular ou sob o efeito de álcool, estacionar em local proibido e não possuir a Carteira Nacional de Habilitação ou permissão. “Variáveis incontroláveis como a imprudência e o alcoolismo fazem com que alguns acidentes ainda persistam”, frisou o órgão.

ACIDENTES – Conforme dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), no primeiro semestre de 2015, foram contabilizados 2.342 acidentes de trânsito em todo o Estado. Este ano, foram cerca de 2 mil, o que significa que a taxa de acidentes diminuiu em aproximadamente 12%. Apesar disso, o fato é preocupante, tendo em vista que têm ocorrido inúmeros transtornos todos os dias no tráfego da Capital.

Conforme o órgão, a Capital sofreu redução de 34% no número de acidentes com vítimas fatais. “Em avenidas como a Ville Roy, a redução de acidente ultrapassa os 50%. Já na Avenida Sólon Rodrigues, a redução foi de mais de 60%”, ressaltou o departamento.

AÇÕES – O chefe de fiscalização da Smtran, Nelson Loureiro, disse que o órgão tem realizado ações para reduzir o número de acidentes. Segundo ele, os agentes fazem blitze com o uso do radar eletrônico para punir aqueles que excedem o limite de velocidade das vias, sabendo que é um dos principais motivos de acidentes graves. “Também estamos modificando a sinalização das ruas da cidade, principalmente em relação às placas de limite de velocidade”.

Loureiro disse que, de janeiro a setembro deste ano, foram realizadas cerca de 140 blitze, algumas com utilização do radar móvel, ações de educação para o trânsito e blitze repressivas. “Além disso, outras atividades estão sendo realizadas, como retirada de alguns retornos em locais de risco, troca de rotatórias por semáforos e instalação de sinalização vertical e horizontal”, comentou. Para ele, essas mudanças ocasionaram a diminuição de infrações e também de acidentes no trânsito.

As obras da Prefeitura têm provocado transtornos na Capital. “Ainda serão feitas diversas modificações. Pedimos paciência aos motoristas, pois as obras que estão sendo realizadas trarão benefícios a toda sociedade”, frisou Loureiro, reforçando que os condutores devem ter ainda mais atenção durante o período de reformas. “Pedimos mais atenção e bom senso dos condutores. É preciso respeitar as sinalizações para que possamos evitar maiores problemas”. (B.B)