
Sete planetas estarão alinhados nesta sexta-feira, 28, e poderão ser vistos no Brasil a partir do pôr-do-sol. Esse é um dos principais eventos astronômicos que ocorrerá este ano, com Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno podendo ser vistos por telescópio e cinco deles a olho nu.
De acordo com o Observatório Nacional, o evento ocorre devido as diferentes órbitas dos planetas ao redor do sol, pois algumas voltas ocorrem em velocidades diferentes e eles acabam se encontrando, o que dá a impressão de que estão alinhados vistos da Terra.
O fenômeno é recorrente com alguns planetas, mas o de hoje é raro pois terá a visibilidade de Urano e Netuno, dois planetas distantes da terra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O astrônomo amador, Thiago Santos, que participa do Clube de Astronomia e Ciência de Roraima (CACRR), explica que aqui em Roraima o fenômeno poderá ser visto mas com algumas dificuldades devido os planetas estarem próximos a linha do horizonte.
“Visível logo após o pôr-do-sol e crepúsculo, teremos Mercúrio e Saturno, na janela de observação entre 18h e 18h20. Vênus estará visível até um pouco mais tarde, às 19h15. Urano e Netuno só poderão ser observados por telescópio. Durante o resto da noite somente Júpiter e Marte”, explica Thiago.
Tirando Urano e Netuno, os planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno poderão ser vistos a olho nú, dentro das janelas de observação de cada um. Por ser raro, outro alinhamento de sete planetas, como o de hoje, só serão vistos em 2040.