Cotidiano

Alto Alegre recebe ação contra o mosquito Aedes aegypti

O município também irá receber máquinas para serem empregadas na limpeza e na retirada de lixo e entulho das ruas

Alto Alegre será o terceiro município a receber a força-tarefa de limpeza urbana, visitas domiciliares e ações de sensibilização contra o mosquito Aedes aegypti. Nesta sexta-feira, 18, agentes comunitários de saúde e endemias junto ao Exército sairão da frente da prefeitura a partir das 8h, para fazer a visitação das casas.

O cronograma de visita aos municípios é feito conforme o grau de infestação pelo mosquito. Rorainópolis e Pacaraima, que estavam em alto risco, foram os primeiros a receberem a ação. Alto Alegre teve alto risco, em quatro das cinco etapas do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (Liraa) no ano passado. No primeiro levantamento feito este ano, a região possuía médio risco, resultado que, no entanto, não afasta a necessidade de ações efetivas de combate.

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Daniela Souza, a preocupação é com a chegada do período chuvoso, que aumenta a possibilidade de proliferação do mosquito. “Nossa intenção é realizar esta ação de limpeza e visitas domiciliares em todos os municípios antes que as chuvas se intensifiquem”, pontuou.

Além da eliminação de focos, a ação visa educar e sensibilizar a população por meio de materiais como folder, adesivos, panfletos, que serão distribuídos durante a ação no município. Carros fumacê também serão utilizados na ação.

LIMPEZA

Sob coordenação da Seinf (Secretaria Estadual de Infraestrutura), Alto Alegre irá receber máquinas, entre pás-carregadeiras, caçambas, patróis, caminhões, tratores e outros equipamentos, para serem empregadas na limpeza e retirada do lixo e entulho das ruas, reduzindo os criadouros do Aedes.

A ação de limpeza ocorre simultaneamente em outros dois municípios: em Rorainópolis já foram limpos 5 dos 13 bairros, com apoio da prefeitura, que disponibilizou 12 pessoas para atuar na operação limpeza. Depois da sede do município, serão limpas as vilas de Nova Colina, Martins Pereira e Equador. Em Pacaraima foi concluída a limpeza de um dos seis bairros. A Prefeitura disponibilizou sete pessoas para a operação limpeza e depois da sede, serão limpas as comunidades de Surumu e Boca da Mata.

Com informações do Governo do Estado.