Cotidiano

Aluna cria grupo para incentivar colegas em campeonatos digitais

No 8º ano, Amanda mostra como as ferramentas tecnológicas ajudam no dia a dia para o aprendizado e domínio da matéria  

Apaixonada por matemática, Amanda Isis Miranda, de 13 anos, é estudante do 8º ano de Colégio Militar, onde superou dificuldades com a disciplina e conta como a sua história ajudou o desempenho de outros colegas. 

Em 2021, o colégio inseriu a plataforma online Khan Academy para a turma em que a Amanda fazia parte. A intenção era auxiliar – de forma gratuita – no reforço dos conteúdos que os alunos aprenderam em sala de aula. 

“Quando a professora trouxe o aplicativo, ele fazia desafios semanais. E era muito divertido, pois tinha bonificação com pontinhos e medalhas que podem até te salvar no ranking geral. Fazemos em casa e discutimos isso em sala”, conta a jovem, que afirma querer ter conhecido a plataforma antes.  

Através da plataforma online, Amanda se tornou protagonista no uso do aplicativo. “Ela fazia tutoriais para ajudar os colegas a entrar, fazer login e inspirar a turma a ganhar campeonatos”, diz a professora Elisângela Helena Andrade Silva. 

Inclusive, Amanda criou um grupo de alunos e colocou amigos interessados para ajudar na usabilidade. Com o auxílio da professora, ela divulgava os campeonatos e estimulava os amigos a se destacarem nos rankings. 


Salman Khan, fundador da Khan Academy (Foto: Divulgação

“Não sei porque não usei antes, Khan é incrível para prender a atenção de uma forma divertida. Vídeos de exercícios são muito mais fáceis de aprender. Quando tinha só o livro, eu não gostava”, destaca Amanda. 

Completamente entusiasta da matéria nos dias atuais, Amanda enfatiza a relação do aluno com a disciplina pode ser potencializada por meio de soluções digitais, uma vez que ela é a prova viva disso.  

Mesmo o colégio não oferecendo sala de informática, não foi um empecilho, pois a professora direcionava como atividades extra classe. E isso foi certeiro, pois em sua análise, os alunos não gostam de atividades tradicionais, como as de livro, xerox, etc… “Alunos se dispersam facilmente. Com a recomendação dos vídeos – no mesmo conteúdo – conseguem fazer a tarefa de casa de uma forma divertida, sendo mais eficaz para o seu domínio”, completa Elisângela. 

A educadora achou que foi eficiente e a compreensão dos alunos foi eficaz, sem que ela precisasse ficar voltando ao conteúdo em sala de aula. Eles aprenderam, inclusive, cálculo mental utilizando as equações. Ou seja, a aprendizagem para o domínio no formato de vídeos com diversão no contexto, fluiu muito bem na sua estratégia como educadora. 

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.