Cotidiano

Aluna de Roraima está na etapa final da Olimpíada de Língua Portuguesa

O nome de Deborah Alves Souza, da escola Euclides da Cunha, foi um dos classificados no gênero 'Crônica'

A estudante roraimense Deborah Alves Sousa, da Escola Estadual Euclides da Cunha, está entre os 38 finalistas do gênero Crônica, da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa ‘Escrevendo o Futuro’.

O anúncio foi feito na noite de ontem, 10, durante evento realizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), na cidade de Porto Alegre (RS).

Com o texto “Uma questão de segundos”, a estudante acabou sendo um dos destaques da categoria, o que acabou conferindo-lhe a oportunidade de disputar as próximas etapas da competição. O trabalho teve a orientação da professora Adineia Viriato.

“Mesmo pelo computador em tempo real, pudemos ver e sentir que se tratou de uma linda homenagem à língua portuguesa, escrita por pessoas que amam o lugar onde vivem. Três dias intensos de pura emoção e aprendizado”, destacou a direção da Escola em seu perfil na rede social Facebook. 

 

SOBRE A OLIMPÍADA

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos voltado para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Fundação Itaú Social, tendo a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Ao todo, a competição é dividida em quatro gêneros, sendo eles: Poema, Memórias Literárias, Crônicas e Artigo de Opinião.

A primeira categoria a ter definição de finalistas foi Artigo de Opinião, que ocorreu em outubro deste ano na cidade de São Paulo (SP). Já os finalistas das categorias Memórias Literárias e Poema, deverão ser anunciados em breve. Na premiação final, serão revelados os cinco ganhadores de cada categoria.

A 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro recebeu mais de 170 mil inscrições e teve a adesão de todos os estados brasileiros, além de 4.874 municípios.